7 resultados que o RPA pode trazer para o seu negócio

Neste terceiro artigo vamos abordar que benefícios e resultados são possíveis de obter com o RPA, e também a preocupação do setor público em trazer mais agilidade em seus atendimentos.

 

Nesta jornada de conteúdos sobre RPA já abordamos como incluir o RPA na sua empresa, e quais as preocupações e os primeiros passos que as empresas precisam tomar para incluir RPA.

Sabemos que com o RPA automatizamos partes ou atividades inteiras de processos de negócio. Os robôs executam uma sequência de passos de um trabalho através da interação com telas de sistemas da mesma forma que uma pessoa faria.

Um bot, como é chamado o robô, pode ser “treinado” para realizar uma sequência de passos e ações nos sistemas como se fosse um usuário.

Com o treinamento o robô seguirá fielmente cada execução ou ele pode ser agendado para executar os passos como se fosse uma pessoa operando o sistema, mas de forma mais rápida e com menos erros.

Os sistemas RPA possuem duas classificações: não-assistidos e assistidos. Um sistema RPA não-assistido é definido como um modelo de automação que não necessita de intervenção humana.

Por outro lado, um sistema RPA assistido apenas porções de tarefas são executadas de forma automática, reduzindo a quantidade de tarefas simples, o operador fica responsável pelas atividades complexas.

Com isso, são inúmeros os exemplos possíveis com a automatização robótica de processos (RPA), entre eles

1. O processo de cobrança de clientes pode ser melhorado, como por exemplo, envios de e-mails, verificação de pedidos e registro e atualizações de cadastro;

2. Automatização de relatórios, é possível fazer cruzamento de dados de forma muito mais rápida e com uma taxa de falha próxima a zero;

3. Simplificação de cálculos, sem planilhas com fórmulas complexas, o robô é capaz de efetuar cálculos de acordo com a programação passada a ele;

4. Escalabilidade das atividades, é possível monitorar todas as ações executadas pelo robô;

5. Gerenciar seu banco de talentos, é possível identificar perfis do banco que são compatíveis para a vaga pretendida, e ainda enviar e-mails automatizados com o convite para a seleção;

6. Rápido retorno do investimento, tarefas manuais consomem tempo das pessoas, por isso o robô pode executar tarefas trabalhosas e de equipes inteiras em poucas horas;

7. Aprovação de cadastro com redução de tempo de execução, constatação de limite de crédito passa a ser mais rápido com a automação do processo, resultando em redução dos custos operacionais.

 

Esses são alguns exemplos e benefícios de como automação de processos com RPA pode iniciar sua empresa no conceito 4.0 de negócios.

Mais agilidade no setor público a partir da automatização robótica de processos (RPA)

A Datainfo é responsável pela transformação digital também no serviço público, as agências governamentais têm como principal desafio processar grandes volumes de dados e documentos. Processos manuais e repetitivos atrasam funcionários e contribuem para a morosidade no atendimento ao cidadão.

Ao automatizar processos na área pública é preciso ter processos internos bem definidos para que o desenvolvimento de bots seja eficaz.

Como há necessidade de trazer agilidade ao cidadão e tornar o serviço público mais simples e transparente, o RPA contribui ao verificar documentos de forma automática, atualizar cadastros em apenas alguns minutos pela internet, no judiciário, encaminhar os processos eletrônicos ao seu destino permitindo mais agilidade e transparência.

No movimento de transformação digital é preciso ter um prestador de soluções digitais que consiga dar todo o apoio para essa mudança de mentalidade.

Esses são exemplos bem simples, mas mostram como a transformação digital nos órgãos públicos permitem mais agilidade no dia a dia do cidadão.

A Datainfo possui profissionais capacitados para desenvolver projetos de RPA, identificar e analisar os processos em potencial de automatização; implementação de robôs, monitoramento e sustentação de robôs.

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