O difícil equilíbrio de projetos e operações da área de TI nas empresas

Com a pandemia a equação complexa entre operação e projetos na área de TI nas empresas se intensificou, pois trata-se de um dilema de boa parte das empresas no momento. Para a realização de projetos com agilidade e eficiência é preciso contratação de funcionários e não há como dispor de pessoal da operação para os projetos.

Além disso, os projetos são urgentes para atender demandas de mercado ou reduzir prejuízos causados pela crise econômica.

A solução para realização de projetos inovadores e resolver gargalos na operação é contar com Serviços de Outsourcing. Vejamos alguns exemplos para ficar mais claro:

O que a adoção de Outsourcing em Gestão de Projetos permite?

  • Aumentar as chances de sucesso;
  • Cumprir os objetivos do negócio;
  • Entregar o produto certo no momento certo;
  • Otimizar o uso de recursos da empresa.

 Com o Outsourcing em Gestão de Serviços o que teremos?

  • Alinhamento com a estratégia do negócio;
  • Qualidade na entrega dos serviços;
  • Gerenciamento da satisfação dos usuários e clientes;
  • Redução de riscos e de custos.

O que o Outsourcing em Gestão de Processos permite obter?

  • Redução de perdas;
  • Manutenção do conhecimento;
  • Registros de processos eficientes;
  • Gestão de riscos (gestão de crises).

 E para outros desafios da Governança, o que a Consultoria em TI pode apoiar?

  • Manter a empresa tecnologicamente atualizada;
  • Adotar melhores práticas Globais;
  • Oferecer apoio especializado;
  • Melhorar processos;
  • Aprimorar a segurança.

No que se refere ao desenvolvimento de software, o que podemos ter?

  • Implementar novos recursos e funcionalidades e sistemas e aplicações (Web e Mobile);
  • Fornecer informações para a tomada de decisão (BI & Big Data);
  • Reduzir falhas nos processos (integração de sistemas e aplicações);
  • Automatizar processos (RPA – Robotic Process Automation);
  • Melhorar a eficiência sistêmica (IoT – Internet of Things);
  • Dar longevidade às aplicações (manutenção de sistemas legados).

Quais são as vantagens e benefícios de implementar o Outsourcing?
Em relação aos benefícios dos Serviços de Outsourcing, vou segmentar em três domínios. Os domínios são Governança, Software e Infraestrutura. Tais domínios terão os benefícios de:

  • Diminuição de Custos;
  • Diminuição de Riscos;
  • Aumento da Qualidade;
  • Aumento do ROI (Retorno sobre Investimento).

Quais os cuidados para contratar uma empresa de Outsourcing?
Contratar empresa de Outsourcing com estrutura e larga experiência é fundamental. Contar com empresa de Outsourcing que se adeque rapidamente ao ambiente do cliente que tenha a menor curva de aprendizado possível.

Outro ponto importante é a expertise dessa empresa de Outsourcing, ou seja, possuir profissionais certificados, processos certificados, atestados de capacidade técnica e estrutura para atendimento das demandas.

Entre em contato conosco www.datainfo.inf.br que podemos ajudar o seu negócio na transformação digital.

 

Djone Kochanski, Diretor Comercial da Datainfo e Especialista em Transformação Digital