O que o RPA pode fazer para seu negócio?

Como podemos incluir RPA e melhorar os negócios?

Essa é a pergunta crucial, e para responder essa questão nosso especialista, o Arquiteto de Inovação do LABs da Datainfo, José Hélio Westarb Júnior, explica como podemos incluir RPA e promover mudanças de impacto aos negócios.

Nos últimos anos pensar em estratégias que agilizem os processos nas empresas se tornou um item indispensável para qualquer negócio. A cada dia que passa o capital humano precisa focar na tomada de decisões, planejamento e melhoria dos processos, deixando as tarefas e estruturas baseadas em regras mais automatizadas. Assim, é possível obter eficiência e maior rapidez com o menor número de falhas.

“O principal motivo de incluir RPA é aproveitar o capital humano pensante para tarefas de negócio, processos complexos e decisões, e os processos repetitivos possam ser automatizados.”

Há uma falsa impressão que os robôs (automação via RPA) viriam para substituir o trabalho das pessoas, pelo contrário, o foco é justamente concentrar a força pensante em atividades de melhoria dos processos. Sendo que a taxa de risco dos programas RPA aplicados é muito reduzida, pois se baseiam no mapeamento dos fluxos de trabalho já em funcionamento, interferindo apenas nas operações repetitivas e monótonas.

Mas afinal, qual é o poder do RPA e o que ele pode ajudar o meu negócio?

Vamos lá, para podermos entender o alcance desta tecnologia, antes precisamos entender o que ela é e o que ela não é, assim tornamos mais fácil a compreensão da real aplicabilidade em nossas necessidades.

RPA não é um robô físico.

Parece óbvio para nós, mas ainda se confunde RPA com inteligência artificial ou robôs físicos repetindo o processo de interface homem-máquina, pelo contrário, ele nada mais é do que um software ou conjunto de scripts que tem o processo mapeado e realiza a sua execução via agendamento ou por acionamento.

Beleza, entendemos o que ele é, e o que ele não é (precisamente), então o que o RPA pode fazer para seu negócio?

A questão pode ser respondida de várias maneiras, vamos tentar sintetizá-las com alguns exemplos:

  • Automatizar input de informações em sistemas.
  • Conectar APIs e realizar a ligação entre diferentes sistemas.
  • Realizar cálculos e geração de relatórios automatizados.
  • Extração e “raspagem de dados” da internet.
  • Extrair dados estruturados e não estruturados de várias fontes de dados.
  • Realizar atendimentos automáticos de chamados (repetitivos com soluções definidas em processos).
  • Mover, criar arquivos e pastas de servidores.
  • Realizar pesquisas automáticas em diversos sistemas.
  • Realizar o mesmo comportamento da interface humano-sistema através de frameworks de testes.
  • Realização de testes com interface.
  • Envio de e-mails e etc…

Esses são alguns dos possíveis caminhos a se seguir com RPA.

Quais os benefícios mensuráveis ele pode trazer para o meu negócio?

Vale a pena frisar que não existe “bala de prata” em nenhuma tecnologia

O RPA não resolve todos os problemas da sua empresa, se o seu processo tem falhas e é “moroso” o RPA apenas vai reproduzir as falhas e a morosidade, ele não o reconstrói e não a melhora os processos, apenas o automatiza.

Para entender quando aplicar o conceito de robotização em seu dia-a-dia avalie o tempo que a sua empresa leva para realizar o mesmo processo e quanto tempo o robô vai levar para realizar a mesma tarefa. É necessário entender que nem todos os processos podem ser automatizados, focar energias em processos que sejam maduros, bem definidos e que não dependam de tantas intervenções humanas, como aprovações, análises mais específicas e decisões complexas.

O RPA está cada dia mais presente no dia-a-dia dos processos de backoffice das organizações

A aplicação e o uso do RPA devem ser devidamente pensada e pontuadas de forma que ele possa trazer benefícios e consiga participar da melhoria contínua do negócio, como suporte e apoio ao trabalho da equipe da empresa.

Saia do manual e inicie a transformação digital, a Datainfo tem o conhecimento e a experiência de mais de 15 anos na área de serviços de TI. Conheça o que o RPA pode fazer para a sua empresa, fale com um dos nossos consultores nesse link.

8 / 72