Uma gestão de projetos profissional significa mais produtividade e menos riscos de atrasos.

A visão profissional da Gestão de Projetos, abrangendo todas as suas fases – iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento – pode ser a diferença entre o sucesso ou não de um projeto específico ou até mesmo de uma corporação, no cenário competitivo em que as organizações estão inseridas. Por este motivo, cada vez mais, as corporações estão buscando empresas que prestem este tipo de atendimento. A Datainfo, de Blumenau, com 10 anos no mercado, é uma das poucas empresas catarinenses especializadas em qualquer tipo de gestão de projetos. Tanto que presta serviços para todo o Brasil. Em tempos de crescente pressão para se fazer mais com menos, a demanda por esse profissional está em alta no mundo todo. De acordo com o PMI (Project Management Institute), associação que reúne e certifica profissionais do setor, serão criados 13 milhões de novos postos para gerentes de projetos globalmente até 2020.

Para gerir um projeto é necessário ter conhecimento de um conjunto de processos de gerenciamento que fazem parte de um escritório de projetos (PMO- Project Management Office). A Datainfo, não só tem equipe especializada para prestar este tipo de assessoria, como também oferece cursos para formação de gerentes de projetos. “As empresas optam por escolher um escritório de fora da equipe interna para poder ter uma visão mais ampla de todos os pontos que envolvem o processo. Assim, aumentam as chances de sucesso, evitam surpresas durante a execução dos trabalhos, têm os riscos antecipados, otimizam a alocação de pessoas e há mais agilidade na tomada de decisões”, explica o gerente de fábrica da Datainfo, Gabriel Torres Filho. O escritório de projetos tem por foco o aumento de produtividade e lucratividade dos projetos, atuando fortemente no controle do escopo e gerenciamento de mudanças, acompanhamento de cronogramas, análise de riscos, controle de custos e parâmetros de qualidade, conforme requisitos estabelecidos. “Fazemos um acompanhamento completo de tudo, do início até a conclusão”, afirma.

O conceito de gerência de projetos surgiu entre o final da década de 50 e início da década de 60. De sua origem até os dias atuais, a síntese de suas funções continua válida, porém, o que mudou foi a relevância dada a esta estrutura dentro da organização, realizando atividades de alto valor estratégico, seja implantando e gerenciando o processo de governança, aconselhando executivos ou participando do planejamento estratégico.

Entre as diversas empresas que já utilizaram ou ainda são clientes da Datainfo na gestão de projetos há algumas do setor têxtil. Gabriel Torres Filho explica que ter um escritório de projetos acompanhando todas as etapas pode evitar prejuízos como, por exemplo, ficar com a indústria parada durante um dia ou mais para a implantação de um determinado sistema. “Essa é uma excelente economia se lembrarmos de que, no passado, sem a gestão, algumas empresas ficavam dias paradas devido à implantação de projetos, o que gerava prejuízos incalculáveis”, explica.

A Datainfo é conhecida por sua expertise em projetos de TI. Porém, a empresa está preparada e conta com uma equipe profissional para atender a gestão de projetos de toda natureza. Tanto que a Datainfo já gerenciou o projeto de ampliação da área física da Bunge, na cidade de Pedro Afonso, no Tocantins, e da Cargill, em Uberlândia, Minas Gerais. O gerente de fábrica explica que para dar certa essa gestão, é necessário ter um contato direto com os executores e apresentar relatórios quase que diariamente. “No final do projeto os relatórios e as reuniões são diárias com o objetivo de não perder nada do que está ocorrendo e resolver a tempo algum problema que possa surgir”, enfatiza.

Principais benefícios da contratação de um Escritório de Projetos:
Padronizar informações, cronogramas, estimativas, relatórios, planos e processos;
Planejar e controlar escopo, custo, prazo e qualidade;
Identificar riscos e definir ações de mitigação aos mesmos;
Melhorar a comunicação e fornecer um ambiente aberto para comunicação;
Disponibilizar e manter metodologia de gerenciamento de projetos;
Estruturar e centralizar as informações;
Ser um centro de apoio aos times de projeto;
Desenvolver modelos de gestão de projetos;
Estimular o espírito de equipe;
Manter histórico dos projetos;
Disseminar os resultados e lições aprendidas;
Realizar comparações de desempenho continuamente.

Autor: Escritório de Projetos
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