Datainfo presente no NRF 2023 – Big Retail Show, a maior feira de varejo mundial

Por Edílson Paterno, Gestor Comercial de Varejo

O “NRF 2023 Retail´s Show”, realizado em Nova Iorque, é o maior Evento do setor de varejo global. Durante três dias, os principais players do mercado se reuniram para apresentar e discutir as novidades e tendências que estão surgindo no mercado. A Datainfo esteve presente com seu Gestor Comercial de Varejo, Edilson Paterno para acompanhar de perto as novidades do setor.

 

Tecnologias de automação para melhoria da experiência do cliente

Uma das principais tendências observadas foi a automação e a utilização de tecnologias para melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência dos processos de vendas e de compra. Entre as tecnologias observadas, destacam-se os robôs para reposição de mercadorias nas gôndolas, os robôs assistentes que auxiliam os clientes a checar preços de produtos e encontrar itens nas gôndolas, mas o smart trolley, um “carrinho de mercado” com um assistente digital acoplado que já faz a “leitura” dos produtos de forma automática via imagem (também pode ser via código de barras e QR Code, numa situação de exceção) foi uma das tendências que deverá fazer parte do nosso dia a dia. A solução facilita o vida do consumidor, que inclusive recebe sugestões de produtos em promoção e relacionados aos já selecionados pelo cliente, aumentando a interação e experiência de consumo.

Outra facilidade tanto para o cliente como para os empreendedores varejistas é o novo self checkout, que possui dupla função, tanto para venda quanto para devolução de produtos.

Além de ficar atento à essas novidades, tendências e inovações, nosso gestor visitou no evento alguns players de tecnologia, como Sales Force, Zebra, SAS, Oracle, NCR, Microsoft, Toshiba, Lexmark, Google e IBM entre outros e também participou de um evento exclusivo da GetNet, que está consolidando parceiros para aumentar sua atuação no mercado por meio de novas ferramentas de pagamentos digitais.

 

 

AI para personalização e recomendação de produtos

Um cenário observado foi a crescente utilização de inteligência artificial e aprendizado de máquina para melhorar a personalização e recomendação de produtos para os clientes. A implementação de soluções de realidade aumentada e virtual também está ganhando espaço, permitindo que os clientes experimentem produtos de forma mais realista antes de comprar.

O setor também está se adaptando ao crescente uso de dispositivos móveis para compras. A popularidade de aplicativos de compras e soluções de pagamento móveis está aumentando, e as empresas estão se esforçando para oferecer uma experiência de compra fluida e segura para os clientes que usam esses dispositivos.

 

Varejo online em pleno crescimento

O evento, de forma geral, passou a mensagem sobre a crescente importância do varejo online e a necessidade de as empresas se adaptarem a essa tendência, oferecendo soluções de compra e entrega cada vez mais rápidas e eficientes. Isso inclui a possibilidade de comprar online e retirar na loja, além de soluções de entrega rápida e programas de assinatura.

A solução Totali, produto Datainfo para gestão do comércio, tenta às novidades do mercado de varejo, está sempre buscando proporcionar inovações aos seus clientes, oferecendo a melhorar experiência de compra.

58 / 58