Automation and robotization reduces costs and increases business productivity

O mercado de RPA  (Robotic Process Automation) está em constante expansão e estima-se que deve atingir, nas Américas do Sul e Central, o valor de 1,145.2 bilhão de dólares. Os dados estão no relatório “South and Central America Robotic Process Automation Market Forecast to 2028 – COVID-19 Impact and Analysis – by Component and Industry Vertical”, do Reportlinker.com.

O RPA tem sido mais aplicado em várias áreas, com destaque para finanças e contabilidade, recursos humanos, atendimento ao cliente, operações de back-office, saúde, manufatura e setor público.

De acordo com um relatório da Gartner, um bot aplicado no setor financeiro pode fazer o trabalho de até 30 colaboradores deste departamento. A quantidade pode variar de acordo com o tipo de tarefa e a complexidade dos processos empresariais envolvidos. Mas, a substituição de funcionários não é o objetivo principal da tecnologia. Em vez disso, o RPA é visto como uma forma de aumentar a eficiência, reduzir erros e liberar os funcionários para realizar tarefas mais complexas e de maior valor agregado.

A automatização pode ser utilizada, por exemplo, em atividades repetitivas. Um artigo publicado no portal Zippia revelou que empregados americanos gastam ao menos 21 dias por ano, o que equivale a quase um mês de trabalho (ao se calcular os dias úteis), realizando tarefas repetitivas. Estas poderiam ser facilmente automatizadas, economizando milhares de dólares para as empresas.

Ainda existem outros estudos sobre o tempo do funcionário, que poderia ser melhor aproveitado. Uma das pesquisas aponta que 37% do tempo semanal dos funcionários é gasto em atividades que não agregam valor significativo aos negócios. Esta afirmação vem do Softomotive People1st Employee Study 2019, realizado em parceria com a KS&R Inc., uma empresa global de pesquisa e consultoria de mercado.

Mas, o que é RPA?

O RPA (Robotic Process Automation) é uma tecnologia que pode ser utilizada em uma ampla variedade de setores e áreas empresariais. É possível usá-la para desempenhar diversas tarefas; desde a automação de testes de softwares até a geração de relatórios de desempenho de infraestrutura. Esse processo reduz os erros humanos e também permite que a equipe se concentre em tarefas mais estratégicas e de maior valor agregado.

Além disso, o RPA pode ser integrado a outras tecnologias de automação, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, para criar soluções mais avançadas e sofisticadas. No estudo “The Rise of the Machines”, da Morgan Stanley Research, consta que uma empresa pode economizar de 10 a 25% com o RPA, podendo escalar para 30 a 50% com o RPA aprimorado por IA.

Veja algumas vantagens do RPA

Aumento da eficiência: além da automatização de tarefas repetitivas e rotineiras, o RPA pode ser configurado para executar tarefas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Redução de erros: ao substituir a intervenção humana, a tecnologia reduz o risco de erros e retrabalho.

Melhoria da experiência do cliente: ao reduzir erros e aumentar a eficiência, o RPA pode aprimorar a experiência do cliente, seja por meio de atendimento ao cliente ou no processamento de pedidos.

Flexibilidade: o RPA pode ser configurado para se adaptar a mudanças nos processos empresariais e para lidar com situações excepcionais de forma eficiente e consistente.

Insights e análises: ao automatizar tarefas, o RPA pode gerar dados valiosos sobre os processos empresariais, permitindo a análise de padrões e a identificação de áreas para melhoria contínua.

Onde o RPA pode ser aplicado?

Como já mencionamos antes, o RPA tem sido mais aplicado nas áreas de finanças e contabilidade, recursos humanos, atendimento ao cliente, operações de back-office, manufatura e setor público.

No departamento de RH, a automatização pode ser utilizada nas tarefas de recrutamento, triagem de currículos e processamento de folha de pagamento. Na área de atendimento ao cliente, o RPA pode ser usado para automatizar tarefas como resposta a e-mails, chatbots, processamento de pedidos e suporte técnico.

No setor financeiro, por exemplo, o RPA pode ser usado para automatizar tarefas contábeis, como reconciliação de contas, geração de relatórios financeiros e processamento de faturas.

About Datainfo

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