Cases – Datainfo ajuda Wilson Truck Line a automatizar seus processos.

Datainfo, a technology company specializing in digital transformation, helped Wilson’s Truck Lines (a Canadian company specializing in Logistics and Transport) in the development of low-code software software to automate, accelerate and digitize Yard Check operations and significantly reduce the time to capture, validate and share field information..

The joint project involved Datainfo's outsourcing team and Wilson's IT team. With the alliance, already in the week after the implementation of the system, Wilson's operations team and its customers began to receive information in real time helping in decision making, mitigating possible errors and optimizing the workflow inside the yard (yard). The improvements resulted in an increase in customer satisfaction and profitability in the service provided.

Entre seus principais clientes está uma rede do segmento de varejo e é preciso lidar de forma ininterrupta, 24 por 7, com a entrega de diversos produtos, entre os quais alimentos – incluindo perecíveis que precisam de um cuidado maior com acondicionamento, temperatura, prazo de entrega e tempo na estrada. Um erro, de fato, representaria uma grande perda em tempo e dinheiro, afetando o negócio.

Das necessidades à prova de conceito

A equipe de Giovani Cani, vice-presidente IT Delivery da Wilson, precisava de uma solução para agilizar a verificação de pátio e o despacho dos motoristas que manobravam os trailers para carga e descarga (shunt drivers). A Datainfo foi chamada para desenvolver em conjunto com a Wilson um software neste intuito. Além de brasileiro, Cani já havia trabalhado com Marcelo Ferrari, vice-presidente e cofundador da Datainfo, em Santa Catarina e sabia da expertise da empresa com outsourcing de tecnologia.

The arrival of the pandemic in early 2020 accelerated the need for results. As a basis, the low-code Oracle APEX platform was established and Oracle Autonomous DB as the database that enabled the project, “these solutions help the developer to deliver a lot by writing, on average, one hundred times less code when compared to conventional technologies”, Cani explained. The combination of these solutions was ideal to deliver robust and fast results to the business team. In a few days, the Wilson/Datainfo team made the first prototype available to users, which was very well accepted. After a successful Prova de Conceito (PoC) Proof of Concept (PoC), they set out to build the complete solution.


Sistema de Verificação do pátio em tempo real

O desafio do negócio da Wilson, à época, era facilitar a verificação de pátio, que é um turno de conferência para contabilizar as carretas/trailers, sua carga, em qual porta estavam e se preparar para carga/descarga. Esse procedimento levava de 6 a 8 horas diariamente, feito por um operador que andava pelo pátio anotando tudo em uma planilha de papel, que era digitalizada quando ele retornava ao escritório. Somente no retorno deste profissional ao escritório, cerca de 30% da informação praticamente já havia mudado, uma vez que a rotatividade em logística é alta e muitos caminhões já tinham partido ou mudado de status.

Com o sistema desenvolvido em conjunto entre Wilson e Datainfo, o operador anda pelo pátio com um dispositivo, escaneia um código de barras na carreta, seleciona o conteúdo do trailer entre opções na tela touchscreen e envia as informações para o sistema, que, via geolocalização, pode controlar em qual CD a carga está, a especificação da carreta ou se o veículo tem alguma avaria/precisa de uma manutenção preventiva. Isso permite um monitoramento em tempo real, com todos os dados da coleta de campo contabilizados.

Em números, o tempo de captura e validação foi reduzido pela metade: enquanto na checagem analógica o operador levava 3 a 5 minutos por trailer para anotar todas as informações no papel, que ainda seria digitalizado horas depois, com o sistema desenvolvido basta apenas 30 segundos por trailer, com informações disponíveis no sistema de controle no mesmo instante.

Os usuários adoraram o novo sistema. Ele é especialmente importante para agilizar os relatórios, porque a solução nos trouxe agrupamento, ordenação, visualização de gráficos e integração com e-mails. O resultado que a equipe entregou foi um produto moderno, ágil, seguro e responsivo, ou seja, compatível com diferentes tipos de telas e dispositivos disponíveis no mercado. Isso foi um grande avanço para nós, diante da dinâmica do negócio, e tudo isso sem termos precisado escrever uma linha de código sequer”, avaliou Giovani Cani.

 

 


A solução de Despacho Eletrônico de Motoristas

Given the particularities of the business and the large number of variables involved, Wilson decided to launch and test the new system module by module, so the total delivery of the tool took two months. At every step or question, Datainfo DevOps , the Canadian IT team and the drivers' representative were on the same line of contact, for a practical view of the service.

Com ganhos considerados, nas palavras de Cani, “estratosféricos”, e entrega de melhorias a cada duas semanas sem downtime para os usuários, outro módulo do sistema ainda foi destacado pela economia e eficiência ao serviço, o Shunt Management System (SMS), ou gerenciamento dos motoristas que manobram os trailers no pátio.

Antes, a comunicação de levar determinado trailer a um portão era feita por sistema de rádio, o que gerava erros de entendimento de instruções e não havia registro ou controle das instruções. Com o novo módulo SMS, o operador informa no sistema as especificações do trailer (eixos, tamanho, tipo de abertura) e a porta-destino. Isso chega no dispositivo do motorista, que vê a informação e entrega corretamente. Além de oferecer registro das atividades e KPIs importantes ao negócio, é possível ver no sistema se o trailer pretendido para atender à demanda tem alguma avaria ou precisa passar por manutenção preventiva – antes, isso só era percebido na hora que a carreta chegava, fazendo todos perderem tempo em um negócio no qual tempo é mais que dinheiro, é um item crucial.

 

Colaboração entre equipes. Flexibilidade, disponibilidade e foco no resultado

Na opinião de Cani, a Datainfo ajudou provendo profissionais tecnicamente capazes de desenvolver uma solução em colaboração com a equipe canadense, incluindo os motoristas. Profissionais focados no resultado, flexíveis e disponíveis que realmente facilitaram a entrega do projeto e o suporte pós-venda.  “Logística é assim, 24 horas. Todas as alterações solicitadas foram atendidas e eram realizadas em horas, por duas razões: a tecnologia permitia essa possibilidade e não havia muita gente entre as pontas, facilitando a comunicação e a tomada de decisões”, afirma Cani.

“Poder ajudar a Wilson’s Truck Lines em seus desafios foi muito gratificante para nós”, diz Marcelo Ferrari, vice-presidente e co-fundador da Datainfo. “O low-code é uma ferramenta poderosa para transformação digital, pois automatiza várias etapas que tomavam tempo no processo de programação. O projeto foi possível pelo uso da tecnologia e pela estreita colaboração entre os times das duas empresas, que habilitou nossos desenvolvedores a um nível alto de refinamento para automatizar as operações da Wilson’s Truck Lines”.

Sobre a Wilson’s Truck Line
Wilson’s Truck Line is part of the Wilson Logistics Group and operates since 1937 in the provinces of Ontario and Québec, Canada. The company manages a fleet of more than 600 trailers and 4 distribution centers (DC) with a total of 500 loading/unloading ports.

 

37 / 72