Datainfo works with the Attorney General's Office (AGU) to expand the intelligence system.

A Advocacia Geral da União (AGU) atua na representação em juízo e orientação jurídica do governo federal. Para acompanhar o andamento de ações e documentos jurídicos de interesse do Executivo nos 22 tribunais federais do país, dois de seus procuradores com conhecimento em programação criaram o software Sapiens. Contudo, a AGU precisava de apoio para se dedicar à evolução do sistema de inteligência e, para isso, chamou a Datainfo, que disponibilizou serviços de outsourcing para acelerar o projeto.

The contract, through a bidding process, provided AGU with trained professionals including analysts, scrum masters, programmers and developers in different languages to work on the expansion of the intelligence system, enabling its evolution to Super Sapiens, in 2020.

Considered AGU's main technological asset Super Sapiens has more than 100,000 internal and external users, a petabyte of storage and moves one million AGU subpoenas through the Judiciary per month. It allows not only the monitoring of documents of interest, but uses artificial intelligence to suggest, according to the subject and relevance of the thesis discussed, the writing of legal documents, opinions, contestations and appeals to the Judiciary.

The evolution to Super Sapiens, supported by Datainfo, allowed for the modernization of the interface, use of the system on smartphones and tablets, improvements in search mechanisms and obtaining information, greater speed of response, automatic generation of subsidies for judicial defense, in addition to different artificial intelligence and work automation solutions.

Com auxílio do outsourcing da Datainfo, o sistema foi atualizado para a linguagem PHP-8 e interface Angular, reduzindo a troca de telas e melhorando a interface do usuário com intuito de simplificar as tarefas digitais. Outra ação importante foi desacoplar os módulos de forma que outros órgãos pudessem acessar o sistema, mas apenas para os dados que lhe são permitidos e com facilidade.

Todas essas adições foram feitas sem prejuízo da capacidade de resposta do Super Sapiens: ele é 70% mais rápido que o sistema inicial. Tal resultado foi obtido com o uso de tecnologia de ponta, com as versões novas e consolidadas de todos os frameworks necessários à programação. As equipes – formadas por áreas de atuação, envolvendo os técnicos da Datainfo e da AGU – testaram exaustivamente cada módulo para entregá-los ao público rodando perfeitamente.

A velocidade também está no manejo dos processos por parte dos procuradores federais, pois o Super Sapiens permite respostas mais rápidas da AGU aos prazos recursais com o monitoramento das ações, controle de fluxos e sugestão qualificada de elaboração das peças jurídicas. Um benefício não apenas para os servidores do órgão, mas para todos os cidadãos brasileiros.

 

 

Sapiens History

Criado em 2012, pelos procuradores federais Eduardo Lang e Mauro Baioneta, o Sapiens recebeu a adesão de outros três servidores da AGU em 2016 e, atualmente, são 40 profissionais em quatro diretorias e uma secretaria específica dentro da AGU. Sua contribuição à modernização do órgão resultou na vitória, em 2020, do Prêmio Innovare na categoria Advocacia, voltado para reconhecer práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Dados de dezembro de 2020, primeiro ano do trabalho da Datainfo com o Super Sapiens, apontam que apenas a inserção automática dos subsídios de outros órgãos públicos no sistema de inteligência foi capaz de gerar economia de R$ 26 milhões em recursos humanos. Benefícios que podem aumentar ainda mais com a expansão do Sapiens pelo país, pois há termos de cooperação técnica para levar o sistema a outras instituições, como Advocacias e Procuradorias dos Estados e Municípios, ente outras aplicações previstas.

“O Sapiens é uma ferramenta poderosa à disposição AGU, um projeto realmente inovador. Com a necessidade de atualizações e evolução do sistema, precisávamos de pessoal altamente qualificado para lidar com as complexidades da ferramenta e lançar o Super Sapiens. Os serviços de outsourcing da Datainfo foram fundamentais para esta nova etapa do sistema, um trabalho conjunto do qual estamos todos orgulhosos”, pontua Daniel Von Paraski, analista da Secretaria de Gestão Estratégica da AGU.

For Marcelo Ferrari, Datainfo´s , vice-president and co-founder this is yet another example of public sector mobilization in digital transformation, a movement in which Datainfo actively participates in the development of customized technological solutions.

O setor público está procurando cada vez mais por automação, pois sem tecnologia é impossível processar de forma moderna e ágil dados de pessoas e empresas de um país com as dimensões do Brasil. A gestão de TI eficiente traz diversos benefícios para a sociedade, como ganho em eficiência operacional, o que torna os processos das instituições públicas mais transparentes, acelera a execução das tarefas dos servidores públicos, reduz a carga de trabalho e, o mais importante, entrega serviços de qualidade aos brasileiros”, declara Ferrari.

About AGU

The Advocacy-General of the Union (AGU) is the institution that, directly or through a linked body, represents the Union, judicially and extrajudicially, being responsible, under the terms of the complementary law that provides for its organization and functioning, the consultancy activities and legal advice to the Executive Branch.

40 / 72