O que um laboratório de inovação pode fazer por seu negócio?

Um laboratório de inovação, ou LABs, é um espaço empresarial projetado para criar condições favoráveis para que os projetos aconteçam

Você já deve saber o que é um laboratório de inovação, mas se você ainda não sabe a gente vai explicar para você. Um laboratório de inovação, ou LABs, é um espaço empresarial projetado para criar condições favoráveis para que projetos de inovação saiam do papel. Através do estabelecimento de um ambiente criativo e colaborativo, novos conhecimentos podem ser facilmente compartilhados e ideias podem ser desenvolvidas. Muitas empresas estão investindo para criar esses ambientes, mas não é necessário ter um LABs próprio para isso, até porque é preciso investir em tecnologia e equipes qualificadas.

No caso da Datainfo o LABs conta com parcerias da IBM, Oracle e Microsoft, um local para pensar em possibilidades transformando novas ideias de inovação em produtos e serviços em projetos concretos de serem testados, antes de ir para o mercado, sempre respeitando os interesses do cliente e o bem estar em geral.

Pensando nisso, a Datainfo disponibiliza o seu LABs, sua tecnologia e sua equipe, para identificar problemas, criar soluções e ainda aplicar os projetos de inovação na sua empresa. Com a metodologia de trabalho do LABs da Datainfo é possível separar os processos de identificação do problema, criação da solução e aplicação, de forma que a sua empresa tenha a liberdade de parar ou continuar o processo no momento em que achar necessário, ou seja, a gente identifica o problema, propomos uma solução viável e a empresa resolve se o projeto irá continuar ou não.

COMO FAZEMOS TUDO ISSO?

O trabalho do Labs da Datainfo é dividido em 3 fases, Insight, Ascensão e Maturidade. A empresa decide até que ponto quer chegar. (confira na tabela o resumo)

A primeira é a fase de Insight com quatro passos, o primeiro passo é a ideia, em que iremos definir a necessidade a ser atendida com a identificação geral de uma ideia de solução para resolver o problema.

O segundo passo é o conceito, iremos desenvolver um conjunto de perguntas poderosas para examinar todas as oportunidades e possibilidades de inovação identificadas pelos especialistas em negócios.

O terceiro passo é a prova de conceito, vamos identificar a aplicabilidade do conceito com a utilização de métodos e técnicas para testar e avaliar a ideia e conceito.

O quarto e último passo é a validação, iremos analisar a solução proposta para a necessidade e validar com os resultados obtidos. Assim, é possível saber se aquela proposta de solução é possível de ser adotada ou não.

A segunda fase é de Ascensão, com o primeiro passo na concepção da solução, com a elaboração do macro escopo da solução a ser desenvolvido.

O segundo passo é o planejamento das soluções, priorizando os objetivos e definição dos entregáveis.

O terceiro passo é a elaboração de um ciclo da solução, em que iremos desenvolver uma parcela da solução, com o mínimo de investimento financeiro e de tempo, mas capaz de entregar o melhor resultado.

E por último, o início da operação com a disponibilização da solução em ambiente produtivo.

Na terceira fase, a Maturidade, iremos fazer a definição de KPI’s com elaboração de indicadores, definição de critérios para acompanhar o desempenho dos processos e entender o quanto cada atividade colabora para o sucesso desses números.

No segundo passo iremos promover eficiência com mudanças nos processos com o objetivo de reduzir falhas e executar corretamente os processos.

No terceiro passo iremos promover eficácia com mudanças nos processos com o objetivo de aumentar a eficácia e melhoria contínua, com estágio de evolução dos processos em torno do ponto de máximo resultado. E por último passo a melhoria contínua.

Etapas de aplicações de projetos do LABs da Datainfo

Fases

Primeira Fase Insight

Segunda Fase Ascensão

Terceira Fase Maturidade

PRIMEIRO PASSO

Ideia:

Definição da necessidade a ser atendida

Concepção da

Solução:

Definição geral da solução

Definição de KPI´s:

Elaboração de indicadores

SEGUNDO PASSO

Conceito:

Definição do desafio a ser vencido

Planejamento da Solução:

Segmentação dos objetivos

Promover eficiência:

Mudanças nos processos

TERCEIRO PASSO

Prova de Conceito:

Evidenciar a aplicabilidade do conceito

MVP:

Elaboração de um ciclo da solução

Otimização: Promover eficácia

QUARTO PASSO

Validação:

Análise da solução proposta para a necessidade

Início da

Operação: Implantação da solução

Maturidade: Melhoria contínua

O QUE A MINHA EMPRESA PODE GANHAR COM ISSO?

Entre os benefícios de ter um laboratório de inovação a disposição de seu negócio é poder ter soluções inovadoras criadas em colaboração com sua equipe, obter redução de custos, pois não é necessário investir em equipe e é possível obter ganhos econômicos através da redução de erros.

A sua empresa traz o problema e o LABs aceita o desafio de incorporar e entregar a solução, de forma a aumentar a produtividade interna ou experiência do cliente com um modelo totalmente novo, de produção ou serviço.

Além disso, as medidas personalizadas proporcionam um fortalecimento do comportamento e da cultura empreendedora e assim aumentam o valor da sua marca ao ser vista como uma empresa de projetos inovadores.

O pensamento da Datainfo é que desafios distintos demandam abordagens distintas. Por isso, utilizamos para construção dos projetos o Design Thinking, Big Data, Metodologias Ágeis, Internet das Coisas, Machine Learning entre outras, com o intuito de transformar desafios complexos em soluções inovadoras.

Nosso Laboratórios de Inovação gera um enorme impacto na disseminação da cultura da inovação empresarial, entre em contato conosco e faça uma transformação digital.

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