Quais as preocupações das empresas ao adotarem RPA

Desde 2015 o uso de RPA no Brasil vem crescendo, principalmente, nos setores têxtil, financeiro, entre cooperativas e indústrias de bebidas. Há empresas que aplicam mais de mil robôs em seus processos e isso traz alguns questionamentos e preocupações, como por exemplo, como ter o suporte e infraestrutura necessária para atender toda essa operação.

Inserir as empresas e os processos no mundo digital pode ser um desafio, para quem quer utilizar a tecnologia ao seu favor a automação robótica de processos (RPA) é a porta de entrada para que as empresas iniciem no conceito 4.0 de negócios. 

Em 2018 a pesquisa The Deloitte Global Outsourcing entrevistou 521 líderes de pequenas, médias e grandes empresas de 25 diferentes setores, nas Américas, Europa e Ásia. A pesquisa apontou que 72% das empresas estão considerando adotar processos de automação robótica, conhecido como RPA.

Entre os principais objetivos das empresas segundo essa pesquisa, podemos citar: 

  • melhorar o desempenho;
  • melhorar a velocidade dos processos;
  • reduzir erros;
  • trazer uma fluidez nos processos; e
  • ingressar a empresa nas novas tecnologias. 

As motivações são muitas e muito bem justificadas, pois ao automatizar processos a empresa é capaz de utilizar a mão de obra, o cérebro pensante, para criar novos processos e tomar decisões, e não deixar as pessoas na atividade operacional, e repetitiva. 

Os ganhos principais nas empresas identificados pela Deloitte foram:

  • Qualidade e melhoria contínua dos processos; 
  • Diminuição dos gastos na operação (tanto no setor de Recursos Humanos, quanto de pagamento, processos considerados demorados e morosos); e
  • Sanar e diminuir os erros (a taxa de falha cai drasticamente e fica próxima de 0, o robô não irá fugir do que ele está programado). 

Entre os setores que mais se beneficiaram com adoção de RPA nas empresas, foram os de Recursos Humanos, 78% das empresas que adotaram RPA nessa área tiveram um índice de satisfação total. Já os setores de finanças, jurídico e compras tiveram satisfação positiva em relação ao desempenho de seus processos. 

As principais preocupações das empresas ao adotarem o RPA

  • Segurança dos dados; 
  • Performance e correção rápida de erros;
  • Infraestrutura e suporte; e
  • Retorno do investimento.

Existem alguns mitos sobre a automação, um deles é em relação em como manter os processos depois de automatizados.

 Em relação a segurança de dados a empresa precisa estar atenta a escolha do fornecedor para ter a certeza de um projeto seguro, a performance e a correção rápida de erros é possível com a consultoria especializada de RPA que trará uma melhoria contínua no processo, assim como dar o suporte e infraestrutura necessária para o desenvolvimento e aplicação dos projetos.

O tempo médio do retorno do investimento depende do tamanho do projeto e do processo de cada empresa, alguns fatores que são levados em conta para o cálculo são: equipe necessária, contratação da consultoria e a maturidade do seu processo. Mas, é possível afirmar que o retorno tem uma janela de 5 a 15 meses para o retorno.

Os principais passos que uma empresa precisa tomar para incorporar RPA é olhar para o processo

Para isso, elencamos algumas perguntas que você precisa fazer antes de sua empresa adotar RPA em seus processos.

Basicamente o robô irá mapear e repetir o seu processo e se ele possui muitas falhas ou precisa de muitas aprovações o robô vai reproduzir. Por isso é importante ter um processo bem definido e mapeado e se questionar: hoje meu processo depende muito de decisão humana? Já está maduro o suficiente? 

O RPA se preocupa com os processos mais   centrados no backoffice, nas operações e não tanto com o chão de fábrica, que fica de responsabilidade do IoT (internet das coisas). 

Os próximos passos, considerando o RPA a porta de entrada no conceito 4.0 de negócios, são melhorias com adoção da inteligência artificial e também com a própria robotização, a partir da machine learning. Com o aprendizado de máquinas você consegue evoluir ainda mais os seus processos. 

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