Blog Post

DevOps: resolva seus problemas na área de TI e mude a cultura do seu negócio

Como mudar a cultura de sua empresa e acelerar suas entregas

Um problema comum na área de TI é que a parte de desenvolvimento quer entregar cada vez mais softwares junto com a área de negócios e a área de infraestrutura não quer alterações em sua rotina. Então acontece o que chamamos de choque de cultura, em que uma área quer entregar mais rápido e a infra quer rotinas estáticas. Por isso, é preciso mudar a sua cultura e resolver os problemas da área de TI com o DevOps.

Esse problema entre as duas áreas, em que cada equipe acaba se isolando e não se entendendo não pode ser mais realidade num mundo de negócios cada mais ágeis. 


Por isso, começamos com uma pergunta bem básica, o que significa DevOps?

Um explicação simples é conceituar o DevOps como a junção do desenvolvimento com a operação, sendo que nas empresas existem vários de níveis de desenvolvimentos e operações. 

Nesse cenário, o DevOps veio para unir essas duas áreas através do “aculturamento” que visa integrar esses times, fazendo com que o DevOps se torne necessário. 


Resumindo, o Devops serve para unificar desenvolvimento com a área de infraestrutura, a partir da integração como sua base, e para isso utiliza ferramentas e metodologias para fomentar essa cultura.


Para aplicação do DevOps existem alguns passos

Aqui na Datainfo são utilizados 5 passos para adoção de DevOps nas empresas:
1) Cultura,
2) Automação,
3) Fluxo,
4) Medição e
5) Compartilhamento.

Lembrando que sempre que você falar em DevOps a primeira palavra que deve vir em mente é cultura, porque se não houver mudança de cultura não existe DevOps, e para isso existem diversas ferramentas, mas só elas sozinhas não trazem mudança na cultura da empresa.

Se formos passar para a mudança de cultura a equipe deve ser multidisciplinar, as pessoas que vão adotar o DevOps devem ter em suas práticas o compartilhamento de informações e passar para frente toda e qualquer tipo.
Por isso, falamos que a mudança da cultura é o primeiro passo para que todas as áreas trabalhem com DevOps, após a mudança de cultura a segunda parte é a automação, nessa parte se pensem ferramentas e metodologias.

Na automatização passamos a automatizar tudo o que conseguirmos, sempre focando no ganho de tempo e na manutenção futura. 

O terceiro passo é mudança da gestão para metodologias ágeis, que seria o fluxo, que dentro da empresa deve vir não só da parte de desenvolvimento e de infraestrutura, mas deve vir da gestão. Ou seja, toda a gestão deve pensar em entrega contínua e com qualidade, visando o produto final.

O quarto passo seria o teste, pois se deve testar tudo, de forma que se tenha o menos impacto para o cliente, tanto o teste em aplicações, com infraestrutura e afins. Confira o vídeo específico sobre a importância dos testes aqui

Depois temos a métrica, você precisa fazer uma medição do que tem hoje, e saber para onde você quer chegar, para que se possa acompanhar esse crescimento e realizar as medições dos resultados.

O quinto, e último passo, é a informação, no DevOps é necessário compartilhar as informações e fomentar a colaboração. 

Mas, e aí quais são as tecnologias utilizadas no DevOps


São inúmeras, pois cada área existem um “milhão” de tecnologias e aplicações. Por isso, é preciso realizar uma avaliação e identificar a necessidade de cada empresa.

Por fim, o que podemos ganhar com o DevOps

Em vários projetos da Datainfo, os resultados de medição apontam num ganho entre 25% a 35% em velocidade dos times e redução do custo final, pois a empresa não terá mais a perda de subida de aplicação, ocorrerá a integração das equipes, e esse ganho de tempo vai melhorando conforme o grau da TI.

A Datainfo realiza avaliação e identificação do Grau de Maturidade em DevOps, além disso conta com o Laboratório de Inovações, um parceiro para aquelas empresas que querem transformar problemas em soluções inovadoras a partir de tecnologias emergentes. 

Transforme com a gente, fale aqui com um consultor.