Soluções
O outsourcing é uma forma otimizada de prestação de serviços que tem como base a terceirização parcial ou total da área de Tecnologia da Informação (TI) da sua empresa. O custo benefício, a capacitação constante, os acordos de nível de serviço, o volume sob demanda e a agilidade deste modelo são exemplos de pontos positivos que fazem as empresas que não tem como core principal a área de TI adotarem este modelo.
Em nosso formato de outsourcing, utilizamos modelo de padronização e qualidade no que diz respeito à execução dos projetos e dos serviços. Contamos com um corpo técnico formado por profissionais das mais variadas especialidades, certificados em diversas tecnologias e adotamos as práticas de trabalho das mais renomadas instituições e padrões do mundo como PMI (Project Management Institute), CMMI (Capability Maturiry Model Integration), MPS.br (Melhoria de Processo de Software Brasileiro), ITIL (Information Technology Infraestructure Library) e ISO (Internation Organization of Standardization).
Nosso modelo de outsourcing está divido em seis grandes áreas de atuação que juntas formam nossa proposta de outsourcing integrado.
Governança
A transformação pela qual a Tecnologia da Informação (TI) passou nos últimos anos requer novas formas de pensar e agir nas organizações, e tem se tornado cada vez mais importante, sendo uma área estratégica para a realização dos objetivos empresariais. A habilidade de utilizar a Tecnologia da Informação como principal agente de transformação dos negócios é um fator crítico de sucesso para as organizações.
A Governança de TI envolve a concepção de processos de controles e gestão de indicadores para demonstrar a coerência, a sustentabilidade e a transparência dos processos, serviços e estratégias de TI alinhados com os princípios de governança corporativa e com as estratégias e objetivos de negócio.
Nossa área de Governança de TI aplica um conjunto de práticas, padrões, processos e técnicas em uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, processos seguros e otimizados, minimizando riscos e custos no suporte dos recursos tecnológicos necessários.
A gestão de projetos visa auxiliar na definição, planejamento, execução, controle e encerramento dos projetos. O gerenciamento de projetos eficaz é indispensável para converter estratégias de negócios em resultados positivos. Por causa da crescente competição no mercado global as empresas estão cada vez mais sob grande pressão para entregar projetos nos prazos e dentro do orçamento.
Para a obtenção de melhores resultados na gestão de projetos utilizamos as melhores práticas reconhecidas pelo mercado e, para isto, contamos com uma equipe de gerentes e analistas de projetos certificados pelo Project Management Institute (PMI) como Project Management Professional (PMP) ou Certified Associate in Project Management (CAPM).
Nosso portfólio de gestão de projetos é composto dos seguintes serviços:
- Gerenciamento de Projetos Complexos;
- Gerenciamento de Portfólio de Projetos;
- Gerenciamento de Programas;
- Implantação de Metodologia de Gestão de Projetos;
- Implantação de Escritório de Projetos (PMO);
- Implementação de Modelo de Gerenciamento Ágil (SCRUM);
- Auditoria e Avaliação da Maturidade de Projetos (OPM3);
- Implantação de Ferramenta de Gestão de Projetos;
- Professional Services.
Benefícios da gestão de projetos:
- Planejar e controlar escopo, custo, prazo e qualidade dos projetos;
- Otimizar a alocação de recursos no projeto;
- Identificar riscos e definir ações de mitigação aos mesmos;
- Melhorar a comunicação dos envolvidos nos projetos;
- Aumentar a produtividade das equipes nos projetos.
A gestão de serviços é um conjunto de melhores práticas que vem ao encontro do novo estilo de gestão da área de Tecnologia da Informação, permite o incremento da maturidade do processo de gerenciamento de TI, em que é possível a demonstração do valor de TI para a organização.
Um dos principais desafios da Gestão de Serviços de TI é a estruturação, liberação e operação de serviços que estejam alinhados e suportem os objetivos do negócio, aprimorando a eficiência das operações diárias e permitindo que a organização ofereça serviços de alta qualidade e aumente a satisfação dos clientes.
Para a obtenção de melhores resultados na gestão de serviços utilizamos as melhores práticas reconhecidas pelo mercado e, para isto, contamos com uma equipe de gerentes e analistas certificados ITIL, ISO 20.000 e COBIT.
Nosso portfólio de gestão de serviços é composto dos seguintes serviços:
- Gerenciamento de serviços utilizando ITIL;
- Gerenciamento de serviços utilizando ISO 20.000;
- Implantação de modelo de governança com COBIT;
- Avaliação da maturidade de serviços;
- Implantação de ferramenta de gestão de serviços;
- Professional Services.
Benefícios da gestão de serviços:
- Melhoria na qualidade dos serviços de TI, tornando-os mais confiáveis para o suporte à execução da estratégia de negócio;
- Clareza na visão da atual capacidade da área de Tecnologia da Informação em entregar e suportar os serviços de TI demandados pela organização;
- Definição de pontos de contato claros entre TI e as áreas clientes;
- Melhor informação sobre os atuais serviços de TI, possibilitando priorizar as alterações e melhorias necessárias;
- Melhoria da imagem da área de TI pelo incremento da qualidade dos serviços de Tecnologia da Informação;
- Segurança e confiança da continuidade dos serviços de TI, aumentando a habilidade para restaurar os serviços quando houver necessidade.
A gestão de processos visa compreender toda empresa de forma sistêmica e busca por meio da integração e do aperfeiçoamento atingir maior maturidade e uma posição competitiva diferenciada. Cada vez mais os gestores das empresas buscam implementar mecanismos para o alinhamento dos objetivos estratégicos a operação do negócio.
A Datainfo através do portfólio de gestão de processos disponibiliza instrumentos e práticas que visam uniformizar e padronizar esses processos bem como identificar, priorizar e implementar melhorias, além de monitorar o desempenho dos processos e reduzir os custos nas empresas.
Nosso portfólio de gestão de processos é composto dos seguintes serviços:
- Mapeamento e modelagem de processos;
- Implantação de ferramenta de BPM (Business Process Management);
- Avaliação de maturidade da gestão de processos;
- Transferência em Know How em gestão de processos;
- Professional Services.
Benefícios da gestão de processos:
- Redução de custos e tempo;
- Melhor coordenação entre departamentos;
- Aumento na satisfação do cliente;
- Integração da informação;
- Automação, flexibilidade e melhoria contínua.
A área de consultoria em tecnologia da informação visa fornecer aos clientes soluções que direcionem à inovação dos processos operacionais, tecnológicos e administrativos, permitindo adequá-los às novas exigências de um ambiente em constante transformação e auxiliando-os na redução de custos e no aumento da competitividade.
Nossos serviços de consultoria contam com a experiência e o conhecimento de profissionais certificados e com muitos anos de atuação no mercado. E com o objetivo de sempre obtermos os melhores resultados, entendemos que o conhecimento detido por nossa equipe é o maior ativo de nossa empresa.
Nosso portfólio de consultoria é composto dos seguintes serviços:
- Implementação de Processos de Software;
- Implementação de Metodologias de Software;
- Implantação de Métricas de Software;
- Consultoria em Business Intelligence e Big Data;
- Consultoria em Arquitetura de Software;
- Consultoria em Análise de Negócios;
- Professional Services.
Benefícios da consultoria em tecnologia da informação:
- Transferência de conhecimento da consultoria para o cliente;
- Aplicação das melhores práticas de mercado;
- Soluções comprovadas a partir de CASEs;
- Opinião externa dos pontos a serem melhorados no cliente;
- Ações de melhoria fundamentada em critérios de avaliação.
Cada vez mais as empresas precisam ter flexibilidade nos negócios para conseguir atender as exigências do mercado e serem mais competitivas. Um Service Desk eficiente é uma característica essencial para o aumento da satisfação dos clientes e para uma maior segurança da qualidade de serviços entregues.
O Service Desk é a principal interface operacional dentro de uma empresa entre o departamento de tecnologia da informação (TI) e os usuários das demais áreas da empresa. É um canal centralizado para o recebimento de todas as comunicações dos incidentes relacionados aos serviços dos usuários.
A Datainfo possui experiência no processo de Service Desk, atuando com uma metodologia baseada em acordos de níveis de serviço (SLAs – Service Level Agreement). Nosso foco é estar orientado para proporcionar serviços de atendimento com uma equipe escolhida e treinada sob medida para a gestão de seus incidentes, requisições de serviços e seus respectivos encaminhamentos e impactos.
Nosso portfólio de service desk é composto dos seguintes serviços:
- Suporte de aplicações aos usuários com atendimento de primeiro, segundo e terceiro nível;
- Suporte a microinformática aos usuários com atendimento de primeiro e segundo nível;
- Suporte de infraestrutura e monitoramento para resolução de problemas mais complexos;
- Professional Services.
Benefícios de um service desk:
- Redução dos custos da operação de TI;
- Gestão terceirizada dos recursos (treinamentos, alocações, substituições, reposições);
- Gerenciamento de serviços utilizando uma metodologia adequada (ITIL ou ISO 20.000);
- Ferramentas de apoio para o controle de atendimento;
- Relatórios e indicadores de atendimentos;
- Acompanhamento dos chamados;
- Base de conhecimento centralizada;
- Liberação dos profissionais de TI do cliente para atividades táticas e estratégicas.
Desenvolvimento de Software
Não há dúvidas que a gestão empresarial tem uma alta dependência da tecnologia da informação nos dias atuais e que cada vez mais as empresas necessitam de novas soluções de softwares. Os usuários estão mais exigentes, solicitando softwares mais complexos de serem implementados, mas necessários para otimizar a operação e a maximização dos resultados corporativos.
O principal objetivo do nosso modelo de desenvolvimento de software é levar a mais alta qualidade e eficiência na entrega de soluções de gestão corporativa, reduzindo o tempo de desenvolvimento e obtendo a real adequação dos custos e investimentos realizados por sua empresa.
Nossa área de desenvolvimento de software oferece uma equipe capacitada que mantém um alinhamento constante com as necessidades de nossos clientes, proporcionando assim, um produto final composto de soluções inteligentes e aderentes as necessidades do negócio.
O mercado hoje não tem mais fronteiras, cada dia a rede mundial de comunicação, a internet, nos permite estarmos mais próximos de nossos clientes e fornecedores. A Web é o novo caminho dos negócios, e para percorrê-lo são necessários sistemas que permitam agilidade, facilidade e principalmente rapidez no acesso.
E, hoje você tem o parceiro ideal para apoiar sua empresa na construção de sistemas para a plataforma Web. A Datainfo com sua grande experiência oferece o que há de mais moderno e eficaz para soluções baseadas em internet, garantindo sistemas Web mais ágeis, fáceis e flexíveis para o seu negócio.
Nosso portfólio de desenvolvimento Web é composto dos seguintes serviços:
- Desenvolvimento de sistemas em Java utilizando framework Primefaces;
- Desenvolvimento de sistemas em PHP utilizando framework Synfony;
- Desenvolvimento de sistemas na plataforma .Net com C# e ASP.net;
- Desenvolvimento de sistemas na plataforma Oracle Application Express;
- Professional Services.
Benefícios do nosso portfólio de desenvolvimento Web:
- Utilização de tecnologias recentes e modernas;
- Padronização na construção dos softwares;
- Documentação de todos os produtos que compõem o software;
- Utilização de melhores práticas de desenvolvimento;
- Produtividade e agilidade no desenvolvimento;
- Controle de qualidade para assegurar um produto testado.
As soluções de Business Intelligence (BI) e Big Data possibilitam a integração dos altos volumes de dados, dos sistemas e das tecnologias tornando-se transparente para os usuários, permitindo que estes possam extrair e analisar as informações corporativas e externas de maneira simples, no formato correto, estruturado e no tempo certo.
Uma solução de Business Intelligence e/ou Big Data desenhada de forma adequada e confiável, permite que a empresa possa tomar decisões de negócio melhores e mais rápidas, com informações as vezes desconhecidas pela empresa e, auxiliando os executivos no seu dia a dia.
A Datainfo possui larga experiência em projetos de Business Intelligence e estende e trabalha novos conhecimentos em Big Data e pode ajudar a sua empresa a desenhar e implementar uma solução orientada as suas necessidades, que permita maximizar o investimento e disponibilizar informações reais para as decisões que sua empresa precisa tomar.
Nosso portfólio de Business Intelligence e Big Data é composto dos seguintes serviços:
- Desenvolvimento com a suite QlikView;
- Desenvolvimento com a suite Pentaho;
- Desenvolvimento com a plataforma Oracle Business Intelligence Enterprise Edition;
- Desenvolvimento com a plataforma SAP NetWeaver Business Intelligence;
- Implementação de solução de Big Data com a plataforma IBM Big Data;
- Implementação de solução de Big Data com a plataforma Oracle Big Data;
- Professional Services.
Benefícios das soluções de Business Intelligence e Big Data:
- Permite extrair e integrar dados de múltiplas fontes;
- Compreender as tendências dos negócios;
- Procurar relações de causa e efeito;
- Transformar dados em informação e conhecimento;
- Distribuir as informações da empresa de forma mais ampla;
- Obtenção de dados estratégicos com mais facilidade;
- Tratamento de alto volume de dados estruturados ou não estruturados;
- Tomadas de decisão mais pró-ativas.
Atualmente as empresas possuem diversos sistemas de informação que suportam seus processos de negócio. Compreendem desde aplicações desenvolvidas sob medida por diferentes fornecedores de TI a softwares comerciais de grande porte, desenvolvidos com diferentes tecnologias. O grande desafio é integrar essas aplicações sem a necessidade de se unificar ambientes, plataformas e tecnologias.
Os serviços de integração de sistemas da Datainfo ajudam os clientes a maximizar os objetivos do negócio através da adequada integração entre ERPs e sistemas específicos. Contamos com uma equipe de profissionais especialistas, com grande experiência em integração de sistemas.
Nosso portfólio de integração de sistemas é composto dos seguintes serviços:
- Integração de sistemas satélites com ERP SAP;
- Integração de sistemas satélites com ERP ORACLE;
- Integração de sistemas satélites com ERP Microsoft Dynamics;
- Integração de sistemas satélites com soluções de CRM;
- Integração de sistemas com soluções tributárias e fiscais;
- Integração entre sistemas legados;
- Professional Services.
Benefícios da integração de sistemas:
- Maior agilidade e segurança na comunicação entre os sistemas;
- Padronização da construção das interfaces;
- Documentação de todos os produtos de software gerados;
- Permite o compartilhamento de processos de negócio;
- Facilita o compartilhamento de dados e informações;
- Permite que as aplicações sejam adicionadas, atualizadas ou removidas do ambiente de integração sem impacto.
Pessoas, empresas e informações, em qualquer lugar, a qualquer tempo, de maneira interativa e integrada com o mundo. Essa é a nova realidade dos negócios, do entretenimento, da comunicação e dos novos consumidores. Cada vez mais a força de trabalho nas empresas está acessando sistemas corporativos, tomando decisões e executando processos de negócio a partir de seus próprios dispositivos móveis.
Criamos aplicativos para plataformas móveis (smartphones e tablets), com uma abordagem completa, desde a concepção do produto, utilizando prototipação com foco em design e usabilidade, até a entrega da solução com qualidade, segurança e escalabilidade. Construímos os projetos utilizando as melhores práticas para aplicações deste tipo. Desenvolvemos soluções que ajudam as empresas a vencer o desafio de tornar sua equipe mais móvel, conectada e produtiva.
Nosso portfólio de soluções móveis é composto dos seguintes serviços:
- Desenvolvimento de aplicativos móveis para iOS;
- Desenvolvimento de aplicativos móveis para Android;
- Desenvolvimento de aplicativos móveis para Windows Phone;
- Professional Services.
Benefícios das soluções móveis:
- Acesso a informações de qualquer lugar, a qualquer tempo;
- Disponibilidade de informações em tempo integral;
- Otimização do tempo, com aplicativos móveis que fornecem informações de forma imediata;
- Manter o usuário em constante contato com a sua empresa.
As funcionalidades de um sistema ERP representam uma solução genérica que reflete uma série de considerações sobre a forma que as empresas operam em geral. Para flexibilizar sua utilização, os sistemas ERP’s foram desenvolvidos de forma que a solução genérica possa ser customizada. Atualmente a maioria das empresas customizam seus ERP´s, a customização é feita para torná-los mais flexíveis ou para atender necessidades de processos de negócios.
Os serviços de customização da Datainfo ajudam os clientes a adaptar o ERP às necessidades operacionais e de processos com o intuito de obter soluções aderente ao seu negócio. Temos uma equipe altamente capacitada para atender essas necessidades.
Nosso portfólio de customização de sistemas é composto dos seguintes serviços:
- Customização de ERP SAP;
- Customização de ERP ORACLE;
- Customização de ERP Microsoft Dynamics;
- Professional Services.
Benefícios da customização de sistemas:
- Flexibilidade que se adapta ao seu negócio;
- Diminuição de custos operacionais de sua empresa, pois simplifica e agiliza o ERP ao seu negócio;
- Permite maior integração de dados e informações estratégicas de diferentes áreas da empresa;
- Aumento do valor agregado do ERP;
- Gera maior nível de aderência do ERP aos processos de negócio;
- ERP totalmente alinhado às necessidades da empresa.
Para as empresas não é uma tarefa fácil determinar a melhor estratégia de evolução de um sistema legado. Grande parte dos sistemas legados são essenciais para a continuidade dos negócios, portanto, devem estar permanentemente em operação. No cenário atual, a maioria das empresas precisam modernizar seus sistemas e essas atualizações nem sempre são simples e muitas vezes necessitam de grandes mudanças, afetando partes desses sistemas legados que são essenciais para o negócio.
Com o uso de processos e métodos de desenvolvimento focados em manutenções evolutivas e adaptativas, a Datainfo possui grande experiência em manutenções de sistemas atuando em todas as etapas do desenvolvimento do projeto, desde o levantamento de requisitos, análise funcional e técnica, programação, testes, implantação e acompanhamento com o usuário final, responsabilizando-se pelo gerenciamento do projeto em todas as suas fases.
Nosso portfólio de manutenção de sistemas legados é composto dos seguintes serviços:
- Desenvolvimento em diversas tecnologias, como Oracle Forms e Reports, Delphi, Genexus, Cobol, Java, PHP, SQL e PL/SQL, Visual Basic, C, C#, entre outras.
- Professional Services.
Benefícios da manutenção de sistemas legados:
- Consultoria técnica focada no negócio do cliente;
- Garantia sobrevida aos sistemas legados importantes para empresa;
- Garantia de qualidade das manutenções;
- Padronização nas manutenções dos sistemas;
- Atualização da documentação dos sistemas;
- Utilização de melhores práticas de desenvolvimento;
- Produtividade e agilidade no desenvolvimento.