Ministério das Comunicações contrata expertise da Datainfo

O Ministério das Comunicações é o mais novo cliente da Datainfo, empresa de Blumenau com 10 anos de mercado, a usar a ferramenta Pentaho de Business Intelligence, que pode ser traduzido como Inteligência de Negócios. A empresa blumenauense é pioneira na região ao oferecer a solução de Pentaho e todas as suas facilidades.

“Na nossa região nós temos expertise nessa ferramenta que, por ser um software de código aberto (open source), possue a Versão Comuniti de licença livre, por isso, se torna eficaz e uma solução econômica para a coleta e cruzamento de dados de forma rápida e exata para empresas de todos os portes”, explica o consultor de BI, Marcos Schmidt.

Em agosto de 2012, a Datainfo começou o estudo e posterior desenvolvimento de uma plataforma de BI. Em janeiro deste ano, entrou em operação a primeira fase desta ferramenta, utilizando o Pentaho. Nesta primeira fase, foram contemplados os dados sobre rádios comunitárias, com a disponibilização de mapas de localização, bem como gráficos e análises sobre esse assunto, outorgas, avisos expedidos, renovações e status de processos. A segunda fase contemplará dados provenientes da Anatel, IPEA e IBGE, gerando cenários úteis para tomada de decisão quanto a políticas e estratégias no setor de comunicações.

De acordo com Schmidt, empresas de todos os portes necessitam de um bom projeto de BI para poder obter informações precisas, com rapidez e úteis na tomada de decisões. Sem os recursos do BI é necessário confeccionar os relatórios de forma manual e depois, dependendo dos dados dos quais se necessita, se faz o cruzamento deles com auxílio de planilhas. “Com o Pentaho essas informações são obtidas da forma que se deseja e no momento que precisamos delas”, explica.

Autor: Ministério das Comunicações
Vertical: Consultoria em TI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *