Cases / Davinci Brasil
Integração de áreas: Da Vinci Brasil ganha tempo e segurança na operação com o i-ERP EME4 da Datainfo
A parceria entre a Da Vinci Brasil e Datainfo teve início em abril de 2017. Na época, a empresa, que atua há mais de 24 anos nos mercados nacional e internacional e na distribuição de itens nacionais e importados para toda América Latina, buscava soluções para a integração entre os setores, pois precisava trabalhar com mais de um sistema para realizar diferentes operações dentro de um mesmo processo.
Dessa forma, a Da Vinci Brasil iniciou uma busca por um sistema que pudesse unir as diversas necessidades da empresa e otimizar o tempo gasto em cada processo, para tornar toda a operação mais ágil. Porém, além da integração, a empresa também buscava uma solução que incluísse itens específicos do dia a dia da organização, como a inclusão do tratamento tributário diferenciado e benefícios fiscais, por conta do trabalho intenso com as importações.
Gestão Completa e Eficiente atendendo a demandas específicas
A necessidade de um sistema capaz de atender a essas demandas específicas levou a empresa a adotar o i-ERP EME4, solução que faz parte do portfólio da Datainfo. A escolha do i-ERP EME4 trouxe uma série de soluções que atenderam às necessidades da Da Vinci Brasil, afirma Gian Roberto Cunha, diretor financeiro da Da Vinci Brasil
“Tive a oportunidade de conhecer não apenas um sistema que atendia minhas necessidades, mas também, uma equipe disposta a adaptar meu modelo de negócio para dentro do sistema. E, assim, pudemos criar com os programadores mecanismos dentro do sistema que viabilizaram o controle dos setores em um único sistema, no caso o i-ERP EME4. Hoje temos, sim, situações (controles) que tratamos fora do sistema, porém, toda a nossa base operacional e de trabalho está integrada no i-ERP EME4. Contudo, melhor do que encontrar o que estávamos procurando foi encontrar um sistema e uma equipe que acompanham o nosso crescimento e se adaptam às nossas necessidades”.
Os módulos integrados do i-ERP EME4 proporcionaram uma gestão completa e eficiente dos processos da empresa e, para deixar o sistema no formato que a empresa necessitava, a Da Vinci Brasil optou por uma série de módulos específicos:
- Vendas - Cotação, pedido, faturamento, expedição e emissão de notas fiscais;
- Compras: Vital para uma empresa importadora, gerencia desde o processo de importação até a gestão de declarações, ordens de compra, recebimento físico e emissão de notas fiscais.
- Estoque - Gestão de mercadorias e inventário, entre outras funções.
- Financeiro - Módulo completo: contas a pagar e a receber, Tesouraria, compensações, adiantamentos, gestão de fluxo de caixa, cobrança com integração bancária para emissão de boleto, remessa e retorno e demais funções da área.
A capacidade do i-ERP EME4 de extrair informações para relatórios também representou um diferencial significativo para a Da Vinci Brasil, que anteriormente utilizava mais de um sistema para gerenciar diferentes aspectos de suas operações. A implementação do i-ERP eliminou a necessidade de dois a três sistemas, consolidando a gestão e proporcionando integração entre diferentes áreas.
Resultados
Os resultados obtidos pela Da Vinci Brasil com a implantação do i-ERP EME4 foram significativos. “Hoje, após seis anos, posso afirmar que ganhamos praticidade, segurança, comodidade e, principalmente, tempo”, afirma o diretor Gian Roberto Cunha.
“Entendendo que muitos dos controles e registros eram feitos de forma manual e individual, além de que tínhamos muitos controles ‘dispersos’ entre pastas e planilhas dentro da rede, e hoje muito é feito em um só lugar e online. Além da questão de segurança e praticidade dos lançamentos, eu diria que, para o nosso caso, eu não consigo mensurar o ganho, pois realmente foi algo que mudou a rotina dos setores em nossa empresa”, destaca.
A Da Vinci Brasil também adquiriu mais recentemente o módulo Totali, voltado para o comércio, o que demonstra a confiança contínua na parceria com a Datainfo. A empresa enxerga ainda a possibilidade de incluir mais módulos no futuro, evidenciando a flexibilidade e a escalabilidade do i-ERP.