Marubeni acelera processos internos de exportação de grãos com i-ERP EME4, produto Datainfo.

Cenário

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de soja e a Marubeni Grãos Brasil é um importante player deste mercado, enviando toneladas de grãos para o mercado internacional. Para que a Marubeni obtenha sucesso é preciso ter um rígido controle dos processos, desde o recebimento dos grãos nos armazéns até o transbordo ferroviário e rodoviário, que entrega a carga no terminal alfandegado para exportação.  Para isso, a Marubeni conta com o sistema i-ERP EME4 da Datainfo, empresa de tecnologia especializada em transformação digital, que com uma visão inovadora automatizou toda a operação do cliente.

 

Projeto

 

A Marubeni procurou a expertise da Datainfo em outsourcing de tecnologia para customizar o ERP (Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão integrado), transformando um processo complexo em controles automatizados, facilitando as entregas de obrigações fiscais, contábeis, gestão de armazenagem (estoque) e gestão financeira dos contratos de grãos, permitindo assim o crescimento da operação sem a necessidade de aumentar o número de pessoas, aproveitando a equipe  em atividades mais estratégicas ao negócio. 

O foco era agilizar o controle e processo de toda operação, permitindo o crescimento da companhia em volume e mantendo uma equipe enxuta, com controle de ponta a ponta, desde o recebimento, entrada das chaves de notas fiscais até a emissão da Declaração Única de Exportação (DU-E), o documento necessário à exportação.  E tudo isso precisa ser feito dentro de um prazo determinado, atendendo a legislação fiscal, sob pena de pagamento de impostos e multas caso a nota fiscal seja exportada fora do prazo. 

Resultados

Foi este o desafio que a Marubeni conseguiu superar com o i-ERP EME4, segundo Patrícia Santos, Controller da Marubeni Grãos Brasil. “Toda a parte fiscal, contábil e controle de estoque foi automatizada. Se antes um processo manual levava 30 minutos para a emissão de uma única nota fiscal em um dos nossos processos, hoje o mesmo processo é feito em menor tempo, utilizando o software para emitir as notas relativas ao mês todo, o que permite que a área tributária opere com a mesma equipe, crescendo em volume e fluxo logístico”.

Além disso, o i-ERP EME4, controla todo o processo por contrato, todos os saldos de notas para exportação, efetuando os ajustes fiscais no processo de complemento e devolução, ganhos e perdas no transbordo, com emissão automática de notas fiscais e envio de e-mail automático ao fornecedor, bem como outros processos e relatórios de gestão. 

“Trabalhamos com vários transbordos, armazéns e terminais. Temos vários carregamentos de vagões ocorrendo ao mesmo momento, as automatizações trazidas pelo i-ERP EME4 permitiram um fluxo de independência junto aos transbordos, operando 24/7, sem a necessidade de colaboradores disponíveis para essas operações, permitindo que a execução ocorra em cada local, conforme fluxo disponível do transbordo, bem como temos descargas chegando no terminal alfandegado para embarque nos navios”, explica Patrícia.

Diferenciais do i-ERP EME4

O i-ERP EME4 é um software completo de gestão que conecta todas as áreas e rotinas de empresas de diversos segmentos como varejo, indústria, prestação de serviços e distribuidoras. Cada módulo do i-ERP EME4 é pensado para a realidade de diferentes segmentos, podendo ser customizado para qualquer área. Entre os módulos estão o de contabilidade, vendas, CRM, fiscal, financeiro, frente de loja, gestão de RH e muitos outros. Vantagens que Patrícia Santos percebe no seu dia a dia utilizando o sistema.

“Temos um sistema fiscal que está preparado para integração com outras áreas, como a de Logística e Comercial. Conseguimos controlar exatamente o que temos no estoque, em trânsito, em cada armazém e no terminal diariamente. E isso com uma operação enxuta, com controle, sem perder prazo das notas para fins de exportação”, adiciona a Controller da Marubeni.

Também foi destacada a vantagem do i-ERP EME4 ser um software brasileiro, podendo atender diretamente as particularidades tributárias e fiscais do Brasil, sem a necessidade de grandes adaptações pelas quais precisa passar um software importado, que ainda pode sofrer variações cambiais em sua manutenção mensal, depende de contratos e não dispõe de agilidade no atendimento e soluções imediatas junto aos programadores.

“Estamos muito contentes em acelerar os negócios da Marubeni com nossa tecnologia. Com uma grande importância no mercado global de grãos, a automação que o i-ERP EME4 proporcionou é essencial para transformar o negócio e criar uma vantagem competitiva”, declara Márcio Gonçalves, CEO da Datainfo. “Já somos uma empresa reconhecida pelo outsourcing de serviços em tecnologia e no apoio à transformação digital dos negócios. Queremos que o mercado tenha esse mesmo olhar aos produtos que compõem nosso portfólio". 

Sobre a Marubeni

A Marubeni Grãos Brasil é o braço comercial do Grupo Marubeni no Brasil, onde atua desde 2011 na originação de soja e milho no mercado doméstico.

A principal função é adquirir grãos de produtores, cooperativas e comerciantes com o intuito de exportar para os principais destinos consumidores de grãos brasileiros, com destaque para a China, Japão e demais países Asiáticos, grandes clientes da soja e milho brasileiros.