HOME / CONTEÚDOS / BLOG / A importância de promover campanhas de prevenção e combate à hipertensão

A importância de promover campanhas de prevenção e combate à hipertensão

O dia 26 de abril é marcado anualmente como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Entretanto, não é somente nesta data […]

O dia 26 de abril é marcado anualmente como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Entretanto, não é somente nesta data que devem ser realizadas ações de conscientização sobre essa doença, uma vez que no Brasil quase 25% da população têm hipertensão – os dados são de um estudo feito ano passado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Mesmo com um número estável, é fundamental que as instituições de saúde se mobilizem para reduzir as taxas de hipertensão no país.

A hipertensão é uma doença silenciosa que só se manifesta em um grau avançado, causando problemas muito maiores do que somente uma pressão alta. Pessoas hipertensas apresentam um risco elevado de sofrerem infartos e desenvolverem problemas cardiovasculares. Nesse sentido, ações de combate à hipertensão se mostram muito eficientes e produtivas para prevenir outras doenças.

Além disso, para as instituições de saúde, desenvolver programas de combate à hipertensão pode contribuir para a redução de custos. Com o controle do problema, o paciente passa a procurar menos a emergência de hospitais e também a precisar menos de tratamentos longos e de alto custo, como cirurgias no coração.

Medidas de combate à hipertensão

Apesar de ser um problema que não tem cura, diversas medidas são capazes de amenizar as consequências da hipertensão, como manter uma dieta balanceada. A primeira prática indicada pelos médicos é reduzir consideravelmente o uso do sal nas refeições, pois ele é o fator predominante na elevação da pressão sanguínea. Inserir grãos como amêndoas e nozes, que funcionam como vasodilatadores, e alimentos ricos em potássio (feijão, laranja, banana, maracujá), que auxiliam a eliminação do sódio, é fundamental para a saúde dos hipertensos.

Como o problema está diretamente ligado à falta de atividades físicas, programas de combate ao sedentarismo também podem ser ótimos aliados na prevenção à hipertensão. Manter o corpo em movimento estimula o bom funcionamento de veias e artérias, evitando que placas de gordura se instalem e dificultem a passagem do sangue, elevando a pressão. Além disso, pessoas que praticam exercícios com regularidade (30 minutos por dia), tendem a ter a saúde fortificada, diminuindo as chances do aparecimento de diversas doenças.

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Compartilhe pelos comentários abaixo.

hipertensão

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas promoções, notícias e novidades do mundo da pesca no seu e-mail.

    Compartilhe

    Clique no ícone abaixo para enviar esta notícia na rede social que você preferir.

      Precisa de ajuda? Entre em contato com nossa equipe de vendas pelo WhatsApp!