Como as empresas podem ter projetos inovadores sem prejudicar o dia a dia das operações?
O difícil equilíbrio de projetos e operações da área de TI nas empresas
Com a pandemia a equação complexa entre operação e projetos na área de TI nas empresas se intensificou, pois trata-se de um dilema de boa parte das empresas no momento. Para a realização de projetos com agilidade e eficiência é preciso contratação de funcionários e não há como dispor de pessoal da operação para os projetos.
Além disso, os projetos são urgentes para atender demandas de mercado ou reduzir prejuízos causados pela crise econômica.
A solução para realização de projetos inovadores e resolver gargalos na operação é contar com Serviços de Outsourcing. Vejamos alguns exemplos para ficar mais claro:
O que a adoção de Outsourcing em Gestão de Projetos permite?
- Aumentar as chances de sucesso;
- Cumprir os objetivos do negócio;
- Entregar o produto certo no momento certo;
- Otimizar o uso de recursos da empresa.
Com o Outsourcing em Gestão de Serviços o que teremos?
- Alinhamento com a estratégia do negócio;
- Qualidade na entrega dos serviços;
- Gerenciamento da satisfação dos usuários e clientes;
- Redução de riscos e de custos.
O que o Outsourcing em Gestão de Processos permite obter?
- Redução de perdas;
- Manutenção do conhecimento;
- Registros de processos eficientes;
- Gestão de riscos (gestão de crises).
E para outros desafios da Governança, o que a Consultoria em TI pode apoiar?
- Manter a empresa tecnologicamente atualizada;
- Adotar melhores práticas Globais;
- Oferecer apoio especializado;
- Melhorar processos;
- Aprimorar a segurança.
No que se refere ao desenvolvimento de software, o que podemos ter?
- Implementar novos recursos e funcionalidades e sistemas e aplicações (Web e Mobile);
- Fornecer informações para a tomada de decisão (BI & Big Data);
- Reduzir falhas nos processos (integração de sistemas e aplicações);
- Automatizar processos (RPA – Robotic Process Automation);
- Melhorar a eficiência sistêmica (IoT – Internet of Things);
- Dar longevidade às aplicações (manutenção de sistemas legados).
Quais são as vantagens e benefícios de implementar o Outsourcing?
Em relação aos benefícios dos Serviços de Outsourcing, vou segmentar em três domínios. Os domínios são Governança, Software e Infraestrutura. Tais domínios terão os benefícios de:
- Diminuição de Custos;
- Diminuição de Riscos;
- Aumento da Qualidade;
- Aumento do ROI (Retorno sobre Investimento).
Quais os cuidados para contratar uma empresa de Outsourcing?
Contratar empresa de Outsourcing com estrutura e larga experiência é fundamental. Contar com empresa de Outsourcing que se adeque rapidamente ao ambiente do cliente que tenha a menor curva de aprendizado possível.
Outro ponto importante é a expertise dessa empresa de Outsourcing, ou seja, possuir profissionais certificados, processos certificados, atestados de capacidade técnica e estrutura para atendimento das demandas.
Entre em contato conosco que podemos ajudar o seu negócio na transformação digital.
Djone Kochanski,
Especialista em Transformação Digital