Com o crescente uso de computadores em estações de trabalho, aumenta também o número de colaboradores com doenças ocupacionais, como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Nesse cenário, é fundamental que as empresas desenvolvam ações para o tratamento desses problemas. Confira neste post algumas práticas de medicina para prevenir DORT. Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são lesões em partes do corpo, como tendões, músculos e articulações, causadas pelo uso repetitivo de determinados membros. Esse tipo de problema é muito comum em pessoas que realizam todos os dias o mesmo trabalho, como digitadores, manicures, dentistas, entre outras profissões.
Ginástica laboral
A ginástica laboral é uma das ações mais eficazes para prevenir DORT. As aulas, acompanhadas de um profissional da saúde, ensinam alongamentos e correção de postura, aliviando dores e tensões musculares. Além disso, as aulas também promovem um intervalo de descanso, que contribuem para diminuir o estresse e relaxar a mente.
Estrutura de trabalho
Oferecer uma estrutura adequada de trabalho é outra medida que contribui para prevenir DORT entre seus colaboradores. Utilizar mesas e cadeiras com altura regulável e permitir que a pessoa ajuste a distância do monitor são técnicas fundamentais nesse sentido. Fornecer mousepad e teclados com apoio de descanso para o punho também são eficazes na prevenção de doenças ocupacionais.
Exercícios físicos
Por último, é importante que as empresas incentivem a prática de exercícios físicos entre seus colaboradores. Além de prevenir DORT, realizar atividades físicas regularmente também contribui para melhorar a saúde dos funcionários como um todo, reduzindo o aparecimento de doenças e, com isso, aumentando a disposição e produtividade dentro da sua empresa.
Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Pergunte na área de comentários do blog.