Contratar outsourcing pode trazer vantagens em épocas de layoff

Desde o ano passado, sites de notícias têm publicado que grandes empresas de tecnologia interromperam milhares de contratos com seus funcionários. Essa prática, que recebe o nome de layoff, tem sido utilizada por empresas como Amazon, Google, Microsoft, dentre outras bigtechs.

O layoff ocorre quando uma empresa suspende temporariamente ou permanentemente os contratos de trabalho de seus funcionários devido a dificuldades financeiras, reorganização, dentre outros motivos. E durante esses períodos, os gestores buscam formas de reduzir custos operacionais e otimizar as operações. Uma tática que pode ser adotada é o outsourcing.

O outsourcing é uma estratégia que pode ser utilizada pelas empresas em tempos de crise para reduzir custos e manter a competitividade. E como funciona?  Este processo envolve a contratação de uma empresa externa para realizar determinadas funções ou serviços que antes eram executados internamente.

De acordo com o portal Institutional Investor, a indústria de terceirização surgiu na recessão de 1989, que atingiu inclusive o Brasil, e se difundiu com força em meio à crise financeira global em 2008. A maioria dos funcionários não percebe quanto capital é necessário para mantê-los na equipe.

O custo de um trabalhador no Brasil inclui não apenas o salário bruto, mas também os encargos trabalhistas e os benefícios obrigatórios previstos na legislação brasileira.

Uma reportagem da Gazeta do Povo aponta que o custo total de um funcionário pode ser até o triplo do seu salário, pois envolve diversos elementos, como o pagamento de férias, 13º salário, FGTS, INSS, indenização em caso de demissão, além de benefícios como vale-transporte, vale-refeição, planos de saúde e odontológico, entre outros. E ainda existem encargos sociais que variam conforme o regime tributário adotado pela empresa. Esses elementos somados contribuem para o custo total de um trabalhador no país. Com o outsourcing não existem essas obrigações.

Vantagens do Outsourcing

Existem algumas vantagens em utilizar o outsourcing durante um período de layoff. Entre elas, está delegar atividades que não fazem parte do Core Business a fornecedores externos, para que dessa forma os gestores e funcionários possam se concentrar no desenvolvimento de seu negócio principal, buscando vantagens competitivas. Além disso, a empresa passa a contar com um conhecimento especializado e a experiência de fornecedores que se dedicam exclusivamente a essas áreas. E um aumento da eficiência e da qualidade do trabalho realizado, o parceiro pode dar acesso a recursos e tecnologia de ponta.

Também permite que a empresa se ajuste rapidamente às flutuações da demanda. Se houver uma redução temporária na procura por determinado serviço, é possível interromper o contrato com o fornecedor externo, evitando assim o processo de demissão de funcionários internos.

Um outro ponto positivo é que ao terceirizar certas tarefas, os gestores não precisam se envolver na contratação, treinamento e gestão de funcionários para essas atividades específicas, e podem se concentrar em questões estratégicas.

Muitos negócios têm adotado esse tipo de estratégia. De acordo com o  site Statista, o mercado global de outsourcing de TI movimentou US$ 66,5 bilhões em 2020 e a previsão é que esse valor chegue a US$ 98 bilhões em 2024.

As empresas podem terceirizar várias áreas de TI, desde Business Intelligence e análise de dados até desenvolvimento de software e suporte técnico.

Parcerias de sucesso

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