Desafios e soluções: A gestão da mão de obra terceirizada em TI

Cada vez mais pesquisas apontam que a preocupação das empresas por segurança da informação vem crescendo, principalmente com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Além disso, o setor de Tecnologia da Informação (TI) é uma das áreas profissionais em maior expansão nos últimos anos. Segundo dados de um estudo da consultoria especializada em tecnologia IDC, a América Latina terá crescimento de 11% no mercado de TI em 2024 e o Brasil deve estar entre os países da região com a maior taxa de crescimento anual, com 12%.

Porém, para muitas empresas a gestão da mão de obra terceirizada em TI representa um desafio significativo. A busca por eficiência, produtividade e qualidade na entrega é constante, no entanto, muitas empresas enfrentam dificuldades no acompanhamento e controle das equipes de desenvolvimento de software terceirizadas.

Focos importantes para uma boa gestão

Reconhecer os desafios existentes à implementação de uma abordagem distinta e eficaz na gestão de terceiros em TI é essencial. Desta forma é possível buscar atender às demandas com flexibilidade, especialização e qualidade na entrega.

Flexibilidade: A terceirização de serviços de TI oferece às empresas a flexibilidade necessária para escalonar equipes de acordo com as demandas do projeto, reduzindo custos fixos e otimizando recursos.

Especialização: Ao ter acesso a uma ampla gama de talentos especializados, as organizações podem aproveitar o conhecimento e a expertise de profissionais altamente qualificados, sem a necessidade de investir em treinamento interno.

Foco no core business: Ao terceirizar atividades de TI, as empresas podem se concentrar em suas competências principais, delegando tarefas secundárias a parceiros especializados e dedicando mais tempo e recursos ao desenvolvimento do negócio.

Dores dos clientes

Por trás dos benefícios aparentes, da terceirização de serviços de Tecnologia da Informação, existem dores frequentes enfrentadas pelas organizações no processo de alocação. Uma das maiores reclamações das empresas que contratam esse tipo de serviço é como medir a produtividade e a qualidade da entrega. Para acabar com o problema, a Datainfo desenvolveu um método diferenciado para entrega dos seus serviços.

Produtividade aprimorada: processos rigorosos de acompanhamento e controle de projetos, garantindo a máxima produtividade e eficiência das equipes terceirizadas.

Co-responsabilidade: estabelecer uma relação de parceria e co-responsabilidade com os clientes é fundamental, trabalhando em estreita colaboração para alcançar os objetivos do projeto e superar as expectativas de entrega.

Entregas com qualidade:  excelência na entrega, com práticas de desenvolvimento de software de última geração, garantem que cada projeto seja concluído dentro dos mais altos padrões de qualidade.

Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo, a gestão eficiente da mão de obra terceirizada em TI é essencial para o sucesso organizacional. A Datainfo está comprometida em oferecer uma abordagem diferenciada e orientada para resultados, ajudando nossos clientes a alcançarem seus objetivos de negócios com confiança e tranquilidade.

Soluções estratégicas

Este modelo de gestão para  Outsourcing em TI pode ser aplicado em diversos setores, desde a indústria, comércio, serviços até a área da saúde. O outsourcing em TI representa  uma alternativa que proporciona uma visão abrangente e flexível para os negócios, capaz de atender às demandas tanto do setor público quanto do privado.

A Datainfo oferece soluções personalizadas que incluem consultoria, governança, desenvolvimento de aplicações, DevOps, infraestrutura e nuvem, sustentação de sistemas, e alocação de profissionais em um modelo de outsourcing integrado. Essa abordagem traz a experiência e inteligência da equipe técnica diretamente para dentro das empresas, proporcionando o crescimento, a inovação e o sucesso empresarial.

Independentemente do setor, a flexibilidade proporcionada por essa forma de prestação de serviço  destaca-se como uma escolha adaptável e ágil. Oferecendo um leque de serviços personalizados, desde consultoria até alocação de profissionais, esse método integra a expertise de uma equipe técnica para impulsionar as empresas conforme seus planos operacionais e estratégicos.

68 / 73