Uma pesquisa realizada em 13 países pela empresa de recrutamento Robert Half revelou que o brasileiro é o profissional mais estressado do mundo. Além de gerar conflitos no ambiente de trabalho, colaboradores estressados são menos produtivos e apresentam constantemente problemas de saúde, que podem chegar até a afastamentos por longos períodos ou a aposentadoria precoce. Devido a essas complicações, é fundamental que as empresas tomem algumas medidas para diminuir o estresse no trabalho e tornar o ambiente mais agradável.
Palestras educativas
Promover palestras com profissionais da saúde para expor os problemas causados pelo alto nível de estresse no trabalho incentiva os colaboradores a manterem um ambiente mais saudável. Nesse momento, também é interessante mostrar algumas opções para aliviar a tensão, como intervalos para relaxar e participar das aulas de ginástica laboral – veja abaixo.
Ginástica laboral
Oferecer aulas de alongamento durante o expediente é uma forma de contribui para a redução do estresse no trabalho. Como os exercícios são de baixa intensidade e curta duração, é possível dividir os colaboradores em grupos para que todos possam participar. Além de fazer bem para o corpo, a ginástica laboral também ajuda a distrair a mente e prevenir doenças ocupacionais.
Momentos de descontração
Outra ação que as empresas podem praticar para diminuir o estresse no trabalho é promover momentos de descontração após o fim do expediente. Pode ser um happy hour ou uma confraternização onde os colaboradores podem conversar sobre outros assuntos e até mesmo conhecer melhor seus colegas.
Se você quiser saber mais sobre saúde corporativa, veja esse outro post.