MRP II: sistema de gestão para produção ágil, integrado e inteligente

Em um mundo competitivo, a eficiência operacional é essencial para o sucesso de uma empresa. E quando se trata do gerenciamento dos recursos de produção, há softwares específicos para esse tipo de demanda e que podem se tornar ferramentas imprescindíveis. É o caso do Material Requirements Planning (MRP, livremente traduzido para  planejamento de Recursos de Manufatura), uma ferramenta indispensável para gerenciar cortes de custos e estoque, garantindo que os materiais estejam disponíveis no momento certo e com o menor custo possível.

Já o Manufacturing Resource Planning (MRP II,  traduzido para Planejamento de Recursos de Produção) é um sistema de planejamento e controle de recursos de manufatura. Usado para gerenciar todos os aspectos da produção, desde a previsão de vendas até a programação e controle de estoque. Este novo sistema é uma grande evolução do produto com foco nas demandas chaves para manufatura discreta e contínua, e integrada aos processos existentes no i-ERP EME4 dos módulos de Custos e Qualidade.

Os softwares MRP II usam dados de vendas, estoque e produção para criar cronogramas de produção detalhados. Eles também rastreiam o status dos pedidos de produção e fornecem relatórios de desempenho. Também entrega rotinas de gestão industrial padronizadas e equivalentes, ou superiores, às dos maiores players no mercado, permitindo diferencial competitivo e ganho de produtividade e eficiência à base de clientes.

Quais as diferenças entre os dois?

O MRP e o MRP II são sistemas de gerenciamento de produção. No entanto, eles têm diferenças que devem ser consideradas ao escolher o software certo para sua empresa.

O MRP se concentra no planejamento e gerenciamento de materiais, enquanto o MRP II foca no planejamento e gerenciamento de todos os recursos de uma empresa de manufatura, incluindo materiais, mão de obra, equipamentos e instalações. O MRP II oferece uma gama mais ampla de recursos e pode ajudar as empresas a melhorar sua eficiência e produtividade.

Saiba mais sobre o MRP II

 O MRP II é um sistema robusto para auxiliar no planejamento e controle de todos os aspectos da produção, desde a previsão de demanda até a entrega do produto final. Ele considera não apenas os materiais necessários, mas também a capacidade de produção, o tempo de processamento, a disponibilidade de mão de obra qualificada e outros recursos essenciais para a operação.

É um sistema complexo que pode oferecer uma série de benefícios para as empresas. Para viabilizar as novas funções foram desenvolvidas e ajustadas as rotinas de cadastros globais, tais como empresas, filiais, contas contábeis e centros de custos.

As rotinas de Engenharia de produção/Desenvolvimento de produto são inteiramente novas e foram intensamente ampliadas, permitindo versionamento, rastreabilidade e flexibilidade na definição dos produtos, suas variadas listas de materiais (BOM – Bill of Material) e sequências operacionais.

As ordens de produção também foram integralmente revistas, permitindo a seleção dinâmica de diferentes opções de listas de materiais e roteiros, atendendo cenários de produção make to order ou make to stock. Há novas funções que permitem a produção de mais de um item de saída por ordem, considerando resíduos, sobras e produtos secundários gerados na produção. Os apontamentos de produção são flexíveis, permitindo o controle adequado de rastreabilidade dos lotes consumidos e produzidos, atualização on-line dos saldos de estoque baixados e gerados, bem como gerando os registros devidos para contabilização e custeio dos movimentos.

Quais são as principais características e benefícios do MRP II?

Planejamento de capacidade: O sistema online analisa a capacidade produtiva da empresa, assim facilita o planejamento adequado dos recursos necessários para atender à demanda. Isso evita gargalos de produção e permite uma alocação eficiente de recursos.

 Integração de dados: O software centraliza as informações relevantes de diferentes áreas da empresa. Com isso, é possível uma visão unificada e atualizada do status da produção. Isso facilita a comunicação e a colaboração entre os departamentos, melhorando a eficiência e a produtividade.

Controle de estoque:  Assim como no MRP, os estoques são controlados de forma mais eficiente, garantindo que os materiais estejam disponíveis quando necessários, mas evitando o excesso.

Redução de lead times: Com um planejamento mais eficiente, o MRP II ajuda a reduzir o tempo de produção. Dessa forma, a empresa passa a atender as demandas dos clientes com maior agilidade.

Análise de custos:  O MRP II fornece informações detalhadas sobre os custos de produção, permitindo uma análise mais precisa e auxiliando na tomada de decisões relacionadas a preços, rentabilidade e investimentos futuros.

i-ERP EME4: um produto Datainfo

Com praticidade, agilidade e integração de informações, o software i-ERP EME4, da Datainfo, oferece soluções completas que envolvem e conectam todas as áreas e rotinas da sua empresa. O i-ERP EME4 possui suítes verticalizadas que permitem aos clientes controle efetivo sobre o negócio.

Inteligência e organização para a eficiência e segurança na gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre a nossa transformação digital.

56 / 80