O que um laboratório de inovação pode fazer por seu negócio?
Um laboratório de inovação, ou LABs, é um espaço empresarial projetado para criar condições favoráveis para que os projetos aconteçam
Você já deve saber o que é um laboratório de inovação, mas se você ainda não sabe a gente vai explicar para você. Um laboratório de inovação, ou LABs, é um espaço empresarial projetado para criar condições favoráveis para que projetos de inovação saiam do papel. Através do estabelecimento de um ambiente criativo e colaborativo, novos conhecimentos podem ser facilmente compartilhados e ideias podem ser desenvolvidas. Muitas empresas estão investindo para criar esses ambientes, mas não é necessário ter um LABs próprio para isso, até porque é preciso investir em tecnologia e equipes qualificadas.
No caso da Datainfo o LABs conta com parcerias da IBM, Oracle e Microsoft, um local para pensar em possibilidades transformando novas ideias de inovação em produtos e serviços em projetos concretos de serem testados, antes de ir para o mercado, sempre respeitando os interesses do cliente e o bem estar em geral.
Pensando nisso, a Datainfo disponibiliza o seu LABs, sua tecnologia e sua equipe, para identificar problemas, criar soluções e ainda aplicar os projetos de inovação na sua empresa. Com a metodologia de trabalho do LABs da Datainfo é possível separar os processos de identificação do problema, criação da solução e aplicação, de forma que a sua empresa tenha a liberdade de parar ou continuar o processo no momento em que achar necessário, ou seja, a gente identifica o problema, propomos uma solução viável e a empresa resolve se o projeto irá continuar ou não.
COMO FAZEMOS TUDO ISSO?
O trabalho do Labs da Datainfo é dividido em 3 fases, Insight, Ascensão e Maturidade. A empresa decide até que ponto quer chegar. (confira na tabela o resumo)
A primeira é a fase de Insight com quatro passos, o primeiro passo é a ideia, em que iremos definir a necessidade a ser atendida com a identificação geral de uma ideia de solução para resolver o problema.
O segundo passo é o conceito, iremos desenvolver um conjunto de perguntas poderosas para examinar todas as oportunidades e possibilidades de inovação identificadas pelos especialistas em negócios.
O terceiro passo é a prova de conceito, vamos identificar a aplicabilidade do conceito com a utilização de métodos e técnicas para testar e avaliar a ideia e conceito.
O quarto e último passo é a validação, iremos analisar a solução proposta para a necessidade e validar com os resultados obtidos. Assim, é possível saber se aquela proposta de solução é possível de ser adotada ou não.
A segunda fase é de Ascensão, com o primeiro passo na concepção da solução, com a elaboração do macro escopo da solução a ser desenvolvido.
O segundo passo é o planejamento das soluções, priorizando os objetivos e definição dos entregáveis.
O terceiro passo é a elaboração de um ciclo da solução, em que iremos desenvolver uma parcela da solução, com o mínimo de investimento financeiro e de tempo, mas capaz de entregar o melhor resultado.
E por último, o início da operação com a disponibilização da solução em ambiente produtivo.
Na terceira fase, a Maturidade, iremos fazer a definição de KPI’s com elaboração de indicadores, definição de critérios para acompanhar o desempenho dos processos e entender o quanto cada atividade colabora para o sucesso desses números.
No segundo passo iremos promover eficiência com mudanças nos processos com o objetivo de reduzir falhas e executar corretamente os processos.
No terceiro passo iremos promover eficácia com mudanças nos processos com o objetivo de aumentar a eficácia e melhoria contínua, com estágio de evolução dos processos em torno do ponto de máximo resultado. E por último passo a melhoria contínua.
Etapas de aplicações de projetos do LABs da Datainfo
Fases |
Primeira Fase Insight |
Segunda Fase Ascensão |
Terceira Fase Maturidade |
PRIMEIRO PASSO |
Ideia: Definição da necessidade a ser atendida |
Concepção da Solução: Definição geral da solução |
Definição de KPI´s: Elaboração de indicadores |
SEGUNDO PASSO |
Conceito: Definição do desafio a ser vencido |
Planejamento da Solução: Segmentação dos objetivos |
Promover eficiência: Mudanças nos processos |
TERCEIRO PASSO |
Prova de Conceito: Evidenciar a aplicabilidade do conceito |
MVP: Elaboração de um ciclo da solução |
Otimização: Promover eficácia |
QUARTO PASSO |
Validação: Análise da solução proposta para a necessidade |
Início da Operação: Implantação da solução |
Maturidade: Melhoria contínua |
O QUE A MINHA EMPRESA PODE GANHAR COM ISSO?
Entre os benefícios de ter um laboratório de inovação a disposição de seu negócio é poder ter soluções inovadoras criadas em colaboração com sua equipe, obter redução de custos, pois não é necessário investir em equipe e é possível obter ganhos econômicos através da redução de erros.
A sua empresa traz o problema e o LABs aceita o desafio de incorporar e entregar a solução, de forma a aumentar a produtividade interna ou experiência do cliente com um modelo totalmente novo, de produção ou serviço.
Além disso, as medidas personalizadas proporcionam um fortalecimento do comportamento e da cultura empreendedora e assim aumentam o valor da sua marca ao ser vista como uma empresa de projetos inovadores.
O pensamento da Datainfo é que desafios distintos demandam abordagens distintas. Por isso, utilizamos para construção dos projetos o Design Thinking, Big Data, Metodologias Ágeis, Internet das Coisas, Machine Learning entre outras, com o intuito de transformar desafios complexos em soluções inovadoras.
Nosso Laboratórios de Inovação gera um enorme impacto na disseminação da cultura da inovação empresarial, entre em contato conosco e faça uma transformação digital.