Outsourcing: Uma estratégia eficiente em tempos de Layoff

Desde o ano passado, sites de notícias têm publicado que grandes empresas de tecnologia interromperam milhares de contratos com seus funcionários. Essa prática, que recebe o nome de layoff, tem sido utilizada por empresas como Amazon, Google, Microsoft, entre outras bigtechs. Entre as razões para isso, estão a desaceleração econômica

O layoff ocorre quando uma empresa suspende temporariamente ou permanentemente os contratos de trabalho de seus funcionários devido a dificuldades financeiras, reorganização, dentre outros motivos. E durante estes períodos, gestores buscam reduzir custos operacionais e otimizar suas operações. Uma tática que pode ser adotada é o outsourcing.

O outsourcing é uma estratégia que pode ser utilizada pelas empresas em tempos de crise para reduzir custos e manter a competitividade. E como ele funciona?  Este processo envolve a contratação de uma empresa externa para realizar determinadas funções ou serviços que antes eram executados internamente.

De acordo com o portal Institutional Investor, a indústria de terceirização surgiu na recessão de 1989, que também afetou o Brasil, e se difundiu com força em meio à crise financeira global em 2008. A maioria dos funcionários não percebe quanto capital é necessário para mantê-los na equipe.

O custo de um trabalhador no Brasil inclui não apenas o salário bruto, mas também os encargos trabalhistas e benefícios obrigatórios previstos na legislação brasileira.

Uma reportagem da Gazeta do Povo aponta que o custo total de um funcionário pode ser até o triplo do seu salário, pois envolve diversos elementos, como o pagamento de férias, 13º salário, FGTS, INSS, indenização em caso de demissão, além de benefícios como vale-transporte, vale-refeição, planos de saúde e odontológico, entre outros. Além disso, existem encargos sociais que variam conforme o regime tributário adotado pela empresa. Esses elementos somados contribuem para o custo total de um trabalhador no país. Com o outsourcing não existem essas obrigações.

Vantagens do Outsourcing

Existem algumas vantagens em utilizar o outsourcing durante um período de layoff. Confira quais são:

  • Gestores podem delegar atividades que não fazem parte do Core Business a fornecedores externos. Dessa forma, os gestores e funcionários podem se concentrar no desenvolvimento de seu negócio principal, buscando vantagens competitivas.
  • A empresa passa a contar com um conhecimento especializado e a experiência de fornecedores que se dedicam exclusivamente a essas áreas. Além do aumento da eficiência e da qualidade do trabalho realizado, o parceiro pode dar acesso a recursos e tecnologia de ponta.
  • A empresa pode se ajustar rapidamente às flutuações da demanda. Se houver uma redução temporária na procura por determinado serviço, é possível interromper o contrato com o fornecedor externo, evitando assim o processo de demissão de funcionários internos.
  • Gestores não precisam se envolver na contratação, treinamento e gestão de funcionários para essas atividades específicas, e podem se concentrar em questões estratégicas

Cases de sucesso

Muitos negócios têm adotado esse tipo de estratégia. De acordo com o  site Statista, o mercado global de outsourcing de TI movimentou US$ 66,5 bilhões em 2020 e a previsão é que esse valor chegue a US$ 98 bilhões em 2024.

É possível terceirizar várias áreas de TI, desde Business Intelligence e análise de dados, desenvolvimento de software, suporte técnico. Um dos grandes benefícios são os inúmeros recursos disponíveis.

E a Datainfo tem se destacado no desenvolvimento de soluções para Outsourcing,   e consultoria para ajudar diversos segmentos. Isso se deve, em parte, à  constante atualização com as tendências tecnológicas e de serviços no Brasil. A empresa possui uma vasta expertise adquirida ao longo dos anos, contando com uma equipe de especialistas altamente capacitados e com ampla experiência em projetos realizados em grandes corporações de diversos setores, inclusive em uma das maiores empresas de cosméticos. Para esta, a Datainfo desenvolveu soluções tecnológicas inovadoras com profissionais alocados em scrummaster, javascript, SAP promovendo agilidade e competitividade no mercado. Até o momento, já foram concluídos com sucesso mais de 5 mil projetos de TI nessa área.

Entre as empresas que a Datainfo prestou serviço, está a multinacional brasileira Tigre, que é líder em soluções para construção civil. Foram de Outsourcing que abrangeram análise, desenvolvimento, manutenção de sistemas e documentação. E durante esse período, a empresa trabalhou no Projeto de Customização dos módulos Comerciais, Financeiros, de Suprimentos, de Manufatura e de Contas a Pagar e Contas a Receber do Oracle E-Business Suite, além de participar do Projeto de EDI (Eletronic Data Interchange) com as transportadoras.

A parceria duradoura com a Tigre trouxe resultados muito positivos para o cliente. Todos os serviços foram executados com a mais alta qualidade e entregues dentro do prazo estimado.

Saiba mais sobre os serviços prestados pela Datainfo

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