A medicina preventiva, que antes era um diferencial, hoje se tornou indispensável para as operadoras de planos de saúde. As ações voltadas para a promoção da saúde têm objetivos que vão além de evitar o aparecimento de doenças. Elas também atuam no sentido de estabilizar o quadro de saúde dos beneficiários para que não surjam novas complicações. Mas todos essas práticas precisam estar regulamentadas, por isso, é recomendado inscrever seu programa de medicina preventiva na ANS.
ANS é Agência Nacional de Saúde Suplementar, instituição vinculada ao Ministério da Saúde responsável pela regulamentação do setor de planos de saúde no Brasil. Todas as operadoras que desenvolverem programas para promoção à saúde e prevenção de doenças devem, obrigatoriamente, informá-los à ANS pelo Formulário de Inscrição. Caso a operadora queira a aprovação do programa, é preciso efetuar o cadastramento na ANS, processo diferente da inscrição, que é obrigatório. O cadastramento, por sua vez, é opcional, mas muito vantajoso.
Aquelas que solicitarem o cadastro farão parte da lista das operadoras que tiveram os programas aprovados pela Agência. Além disso, a ANS concede uma declaração de aprovação, na qual consta a conformidade do programa – tanto a lista quanto a declaração ficam disponíveis para acesso públicos.
Além de regularizar as as operadoras, a ANS também tem a função de fiscalizar a avaliar os empresas atuantes nesse mercado, a fim de evitar problemas nos serviços oferecidos aos consumidores. Esse é o principal motivo pelo qual você deve cadastrar seu programa de medicina preventiva na ANS.
Para avaliar a qualidade das operadoras de planos de saúde, a ANS faz o uso do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é calculado a partir de quatro indicadores, com diferentes pesos entre si:
- 40% para a avaliação da atenção à saúde;
- 20% para a avaliação econômico-financeira;
- 20% para a avaliação da estrutura e operação e
- 20% para a avaliação de satisfação do beneficiário.
Por definição da própria ANS, o critério de atenção à saúde é o que tem mais peso, portanto, possuir programas de medicina preventiva contribuem para elevar o IDSS da sua empresa. A nota varia de zero a um (0 a 1), sendo 0 muito ruim e 1 excelente. O resultado do IDSS, que é medido anualmente, também fica disponível para pesquisa pública. Ou seja, o cliente pode checar a lista para verificar qual a nota do plano que deseja contratar e, dessa forma, garantir que terá um serviço de qualidade. Aqueles que fizerem o cadastramento do programa de medicina preventiva na ANS receberão uma pontuação bônus no IDSS, melhorando a nota.
Cadastrar seu programa de medicina preventiva na ANS traz benefícios e segurança para o seu cliente. Aproveite e faça agora mesmo o cadastramento do seu programa neste link.
Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe nos comentários abaixo.