Existem diversos modelos de software para a área de saúde, pois cada setor precisa gerenciar as informações com praticidade para manter o trabalho em ordem. Mas além da facilidade de uso, um sistema de gestão para medicina preventiva, por exemplo, deve apresentar alguns pré-requisitos técnicos. Confira-os neste post.
Integração com sistema de cadastro
Para que a empresa consiga utilizar o sistema de gestão de medicina preventiva de forma completa, ele precisa estar integrado ao sistema de cadastro da instituição. Com a integração, todas as informações são compartilhadas, evitando retrabalho e diminuindo erros. Além disso, fica mais fácil o planejamento dos programas de medicina preventiva, uma vez que, com a integração das informações de cadastro, é mais rápido fazer o levantamento do perfil epidemiológico.
Acesso remoto
Permitir o acesso remoto é outra característica importante para um sistema de gestão de medicina preventiva. Como a possibilidade de visualizar e atualizar os dados em qualquer lugar, o trabalho de coleta de informações e levantamento do perfil epidemiológico é facilitado e também se torna mais rápido, uma vez que o profissional não precisa transcrever os dados para o sistema.
Segurança de dados
Garantir a segurança dos dados dos pacientes é um requisito fundamental para os sistemas de medicina preventiva. Uma das formas de aumentar o sigilo das informações é exigir login e senha dos usuários. Dessa forma, apenas pessoas com permissão terão acesso aos cadastros dos pacientes. Não permitir o compartilhamento ou exportação de dados também são medidas que contribuem para a segurança nos sistemas.
Indicadores de gestão
Para que os sistemas de medicina preventiva sejam completos e gerenciem todas as etapas dos programas, é fundamental que o software trabalhe com indicadores (indicadores de saúde dos participantes, indicadores financeiros dos programas, indicadores operacionais da equipe envolvida) e relatórios. Com essas informações, os responsáveis consegue avaliar a eficiência das ações planejadas e tomar decisões estratégicas baseadas em dados comprovados.
Ficou com alguma dúvida sobre algum item? Deixe nos comentários abaixo.