Soluções de e-Procurement otimizam relações de compra

De acordo com um relatório da Mordor Intelligence, mercado global de software de compras deve registrar um CAGR de 10,2% até 2026. A crescente necessidade de automatizar os processos de aquisição é um dos principais fatores impulsionando o crescimento do mercado de software de compra, como os de e-Procurement.

e-Procurement: Um sistema eletrônico de compras

O e-Procurement é um sistema eletrônico de compras que possibilita que empresas realizem transações comerciais com seus fornecedores pela internet. O processo envolve a automação de todas as etapas, desde a solicitação de cotações até o pagamento dos fornecedores. O objetivo é otimizar os processos, cortar custos e aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos.

Um outro ponto importante é que o e-Procurement pode auxiliar empresas a melhorar o relacionamento com seus fornecedores e tornar as negociações mais vantajosas para a companhia. São automatizadas as etapas de compras, como requisição, sourcing (seleção de fornecedores), licitação, pedidos e faturamento. Geralmente, no modelo tradicional de aquisição, esses processos são mais demorados, o que pode resultar em atrasos e custos aumentados. E o e-Procurement envolve as seguintes etapas:

  1. Solicitação de cotações aos fornecedores;
  2. Seleção de fornecedores com base nas cotações recebidas;
  3. Negociação com os fornecedores selecionados para obter melhores preços e condições de pagamento;
  4. Emissão de pedidos de compra aos fornecedores selecionados;
  5. Recebimento de mercadorias;
  6. Pagamento aos fornecedores.

Vantagens do e-Procurement

Existem várias vantagens para adotar um software de e-Procurement, além das já mencionadas acima,  como a otimização de processos e a redução dos gastos. O programa pode ajudar as empresas a melhorar a qualidade dos produtos adquiridos, reduzir o tempo de entrega e aumentar a transparência nas transações comerciais. Isso é especialmente benéfico para organizações com alto volume de compras, cadeias de suprimentos complexas e necessidade de melhor controle e visibilidade sobre seus gastos.

Os softwares destes modelos facilitam processos eletrônicos de sourcing (busca de fornecedores) e licitação, nos quais os fornecedores podem enviar propostas, cotações ou lances online. Isso aumenta a concorrência, transparência e eficiência no processo de compras. Também podem incluir catálogos online com descrições padronizadas de produtos e serviços, preços e termos. Isso simplifica o processo de seleção e pedido, reduz erros e garante conformidade com contratos estabelecidos.

Recursos Avançados 

As plataformas de e-Procurement oferecem recursos avançados de relatórios e análises, permitindo que as organizações obtenham insights sobre padrões de compras, gastos e desempenho dos fornecedores. Esses dados podem ajudar a identificar oportunidades de economia de custos e embasar uma tomada de decisão melhor.

Case de sucesso

Há um ano, o Grupo Comporte, uma holding brasileira ligada à Aviação Gol e especializada em transporte rodoviário  e serviços e líder do setor, enfrentou o desafio de substituir seu portal de compras por uma solução personalizada. O software anterior não atendia às suas necessidades de personalização e não fornecia acesso ao código fonte, o que limitava as possibilidades de ajustes e melhorias futuras.

Era necessário uma solução que atendesse todas as necessidades do Grupo Comporte. A holding possui mais de 47 empresas de transporte rodoviário e urbano de passageiros, cargas e turismo, atuando em 13 unidades federativas, incluindo no Distrito Federal. Com uma frota de 7.200 ônibus e uma extensa rede de fornecedores, a otimização do processo de compras era essencial para a eficiência e o sucesso do grupo. Foi nesse contexto que a Datainfo entrou em cena.

A Datainfo assumiu o desafio de desenvolver uma solução de e-Procurement sob medida para atender às necessidades específicas do Grupo Comporte. Com sua experiência e conhecimento técnico, a equipe criou uma plataforma eficiente e altamente customizável, oferecendo à Comporte total autonomia sobre o código fonte. Essa solução personalizada permitiu que a empresa tivesse maior controle sobre suas operações de compras, garantindo uma gestão mais eficiente e econômica.


Resultados da Parceria

A solução possibilitou ao Grupo Comporte gerenciar mais de 1.500 fornecedores, envolvendo 2.790 usuários em um ecossistema de 250.580 transações. A plataforma integrada ao ERP SAP4Hana da Comporte permitiu uma gestão mais ágil e precisa, eliminando processos manuais e proporcionando maior visibilidade e controle sobre as compras realizadas pelas empresas do grupo.

Além disso, a solução da Datainfo ofereceu a flexibilidade necessária para atender aos requisitos de negócio específicos da Comporte. Ao permitir a customização da plataforma de acordo com as necessidades da empresa, a Datainfo garantiu que a solução de e-Procurement se adaptasse perfeitamente aos processos internos do Grupo Comporte.

O resultado dessa parceria entre o Grupo Comporte e a Datainfo foi um salto significativo na eficiência e no controle das compras realizadas pelas empresas do grupo. A solução de e-Procurement personalizada proporcionou economia de tempo e recursos, redução de custos, maior transparência nas transações e melhor relacionamento com os fornecedores.

 

O nosso time de especialistas está aguardando o seu contato para apresentar as soluções do e-Procurement ao seu projeto.

61 / 72

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0