Blog Post

Tech Trends: Aplicações reais para o seu negócio

Que tendências na área de TI podem salvar o seu negócio da crise 

Em meio a crise as projeções são muitas, as certezas poucas, ainda não se sabe qual será o impacto na economia pós pandemia, as empresas já estão sentindo seus faturamentos caírem e aplicando ações para cortar custos, infelizmente o corte chega primeiro no capital humano. 

Mas, é possível encontrar alternativas e desenhar um caminho de sobrevivência com inspirações e insights a partir da tecnologia da informação (TI). 

Mais do que nunca estamos presenciando a importância do big data, entendendo o conceito de business intelligence (BI) e dos recursos cognitivos para encontrar saídas inteligentes e disruptivas. 

Pretendemos nesse artigo desenhar e pontuar alternativas que você pode aplicar no seu negócio para conseguir, assim como as grandes empresas, desenhar cenários e projetar seus caminhos.

Começamos a jornada apresentado os dados do estudo anual da Deloitte sobre as inspirações necessárias e as tendências de tecnologia para o ano de 2020 

A Delloite apresentou o Tech Trends 2020, nessa pesquisa indicou as tendências e desafios persistentes de TI, apresentou as oportunidades para empresas maiores.

A base de informações da pesquisa vem das principais organizações do mundo, de expoentes acadêmicos do setor, de capitalistas de risco e provedores de tecnologia, além dos especialistas no assunto da Deloitte.

Em resumo podemos indicar que as tendências que impactarão as grandes organizações pelos próximos meses orientam-se em: a) valores organizacionais e ética tecnológica,

b) conexão entre líderes de TI e finanças,

c) plataformas de experiência humana e

d) crescente preocupação, de líderes de tecnologia e executivos da alta diretoria, em investir nos arquitetos e na arquitetura de tecnologia.

Fonte: Tech Trends 2020, Deloitte

Aplicações reais para aplicar no seu negócio

Sabemos que as tendências de 2020 para grandes empresas podem ser avançadas para um pequeno ou médio negócio, mas elas projetam um caminho a ser seguido por todas as organizações.

E antes de chegar a esse “topo” da transformação digital é preciso identificar necessidades e projetos em relação a área de TI que podem ser realizados hoje na sua empresa, como por exemplo, algo bem inicial, a automação de processos por robôs, chamado RPA.

A Datainfo já se debruçou nesse assunto apresentando diversos conteúdos que podem ser acessados aqui

A grande questão é, como podemos incluir a tecnologia para desenhar cenários de negócios, criar estratégias e obter resultados no agora? 

1) Se sua empresa ainda está engatinhando e possui poucos projetos de TI

A primeira delas pode ser com as soluções clouds, ou seja, incluir os dados de sua empresa na nuvem. Ou até mesmo, incluir programas de gestão de demandas, projetos e processos internos na nuvem. Já vimos com a pandemia que poder acessar os dados da empresa na nuvem, e seus colaboradores serem capazes de executar suas tarefas remotamente se tornaram itens indispensáveis. Algo simples, mas que muitas empresas ainda patinam nessa área.

2) Automatizar processos de backoffice com robôs

O RPA traz a vantagem de poder enxugar a sua equipe e concentrar os esforços humanos para questões estratégicas, considerada a porta de entrada das empresas na transformação digital, o RPA traz um retorno de investimento considerável. 

3) Big Data Analytics

Captar cada vez mais dados, principalmente quando uma enorme quantidade de informações se referem a uma empresa e sua gestão. É possível monitorar e comparar esses dados, a fim de criar panoramas e obter o controle total das informações.

4) Inteligência Artificial e Machine Learning

Um dos pilares mais importantes da transformação digital pelo grande impacto que trazem na rotina das empresas e ao dia a dia das pessoas são as tecnologias que usam mecanismos de computador, com base no comportamento humano para resolver problemas.

Entre seus recursos está a capacidade de um sistema ter autonomia para “aprender” e se aperfeiçoar pelas próprias experiências com dados e algoritmos. A IA cria uma nova era de interação e cooperação entre humanos, sistemas e máquinas. 

 Em um mundo de incógnitas aparentemente infinitas, é possível concentrar a atenção em uma coleção significativa de tecnologias que, juntas, podem ajudar a traçar um caminho para o próximo horizonte.

A Datainfo quer ajudar a sua empresa a sair dessa crise de forma mais inteligente e sustentável, podemos encontrar caminhos para reduzir seus custos agora e projetar cenários com dados para que possa caminhar com mais tranquilidade, converse com um dos nossos consultores AQUI.

wpChatIcon