Blog Post

A segunda pandemia será econômica: é possível encontrar oportunidades com soluções de Outsourcing?

A TI como grande viabilizadora de soluções para os negócios em tempos de crise

Sabemos que a pandemia já nos colocou em crise econômica, as quedas nas bolsas de valores e no faturamento das empresas já são reais. Para responder a questão do título do artigo precisamos apresentar o panorama atual, pois há muita gente no Brasil e no mundo, neste momento, buscando respostas para tal questão e já aponto que infelizmente não há uma fórmula pronta ou a tão sonhada bala de prata, como solução única para todos os problemas.

Porém, há abordagens que podem reduzir os esforços necessários para vencer esse desafio e uma delas passa pelo modelo mental a ser adotado.

Para explicar o que pretendo dizer, vou usar como referência a Quinta Disciplina de Peter Senge, o qual indica que “as organizações mais bem-sucedidas serão as que aprendem”. À primeira vista, esse recorte de Senge pode parecer não ter significado relevante, porém, explico minha leitura sobre o mesmo.

 

O aprendizado ao qual Senge se refere considera que, para encontrarmos alternativas ou soluções para determinada situação, primeiramente, precisaremos reconhecer a existência de problemas ou ameaças. O termo aprender neste caso, engloba uma mudança de mentalidade que permitirá expandir continuamente a capacidade de criar o futuro.

 

Criar o futuro significa estar preparado

É preciso usar de expertise de terceiros, fornecedores de Outsourcing, com foco em soluções com rápido retorno, que permitam redução de custos e o menor tempo possível para realização. O tempo é um dos principais elementos com grande escassez. Precisamos de soluções rápidas, precisas e inovadoras.

As áreas de Tecnologia da Informação das empresas atuam essencialmente sobre os pilares de operação e projetos. A operação lida com a manutenção dos recursos de TI (redes, equipamentos, comunicações e softwares). Já os projetos são os viabilizadores das melhorias e inovações. É através dos projetos que ocorre o incremento de recursos para o crescimento das empresas.

Tipicamente, quando as demandas da operação aumentam, os projetos tendem a sofrer impactos como atrasos, pois a operação tende a ter prioridade sobre os projetos, pois o dia-a-dia não pode parar e utiliza-se a premissa de que um projeto talvez possa esperar mais um pouco. Quando isso se torna frequente, dizemos que a operação consome todos os recursos da TI.

No momento atual, a área de TI está sendo bastante demandada por projetos para disponibilizar novos recursos, porém está sendo consumida pela operação, pois o volume de utilização de recursos de TI aumentou significativamente em um curto espaço de tempo.

A maioria não teve tempo hábil para aumentar a operação de modo a atender o novo volume de demandas, logo, as áreas de TI de muitas empresas estão sendo integralmente consumidas pela operação. Isso não dá espaço para a realização de projetos e inovações.

Nesse caso, os Serviços de Outsourcing são a melhor alternativa para vencer os desafios de maneira rápida e eficiente.

Bem, a ordem do dia é estar preparado. Para tanto é preciso estar com a mente aberta e fazer uso da expertise de empresas de Outsourcing para diminuir custos, diminuir riscos, aumentar a qualidade,
aumentar o ROI e vencer a crise.

Entre em contato conosco www.datainfo.inf.br que podemos ajudar o seu negócio

 

Djone Kochanski, Diretor Comercial da Datainfo e Especialista em Transformação Digital

wpChatIcon