Marubeni acelera processos internos de exportação de grãos com i-ERP EME4, produto Datainfo

Automatização dos processos fiscais e de estoques de grãos garantiu agilidade no controle e processo logístico da companhia, dando segurança a fornecedor e parceiros na exportação.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de soja e a Marubeni Grãos Brasil é um importante player deste mercado, enviando toneladas de grãos para o mercado internacional. Para que a Marubeni obtenha sucesso é preciso ter um rígido controle dos processos, desde o recebimento dos grãos nos armazéns até o transbordo ferroviário e rodoviário, que entrega a carga no terminal alfandegado para exportação. Para isso, a Marubeni conta com o sistema i-ERP EME4 da Datainfo, empresa de tecnologia especializada em transformação digital, que com uma visão inovadora automatizou toda a operação do cliente.

A Marubeni procurou a expertise da Datainfo em outsourcing de tecnologia para customizar o ERP (Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão integrado), transformando um processo complexo em controles automatizados, facilitando as entregas de obrigações fiscais, contábeis, gestão de armazenagem (estoque) e gestão financeira dos contratos de grãos, permitindo assim o crescimento da operação sem a necessidade de aumentar o número de pessoas, aproveitando a equipe em atividades mais estratégicas ao negócio.

O foco era agilizar o controle e processo de toda operação, permitindo o crescimento da companhia em volume e mantendo uma equipe enxuta, com controle de ponta a ponta, desde o recebimento, entrada das chaves de notas fiscais até a emissão da Declaração Única de Exportação (DU-E), o documento necessário à exportação. E tudo isso precisa ser feito dentro de um prazo determinado, atendendo a legislação fiscal, sob pena de pagamento de impostos e multas caso a nota fiscal seja exportada fora do prazo.

Foi este o desafio que a Marubeni conseguiu superar com o i-ERP EME4, segundo Patrícia Santos, Controller da Marubeni Grãos Brasil. “Toda a parte fiscal, contábil e controle de estoque foi automatizada. Se antes um processo manual levava 30 minutos para a emissão de uma única nota fiscal em um dos nossos processos, hoje o mesmo processo é feito em menor tempo, utilizando o software para emitir as notas relativas ao mês todo, o que permite que a área tributária opere com a mesma equipe, crescendo em volume e fluxo logístico”.

Além disso, o i-ERP EME4, controla todo o processo por contrato, todos os saldos de notas para exportação, efetuando os ajustes fiscais no processo de complemento e devolução, ganhos e perdas no transbordo, com emissão automática de notas fiscais e envio de e-mail automático ao fornecedor, bem como outros processos e relatórios de gestão.

“We work with several transshipments, warehouses and terminals. We have several wagon loadings taking place at the same time, the automation brought by i-ERP EME4 allowed a flow of independence with the transshipments, operating 24/7, without the need for employees available for these operations, allowing the execution to take place in each location , depending on the available transhipment flow, as well as unloading arriving at the customs terminal for boarding ships,” explains Patrícia.


O i-ERP EME4

O i-ERP EME4 é um software completo de gestão que conecta todas as áreas e rotinas de empresas de diversos segmentos como varejo, indústria, prestação de serviços e distribuidoras. Cada módulo do EME4 é pensado para a realidade de diferentes segmentos, podendo ser customizado para qualquer área. Entre os módulos estão o de contabilidade, vendas, CRM, fiscal, financeiro, frente de loja, gestão de RH e muitos outros. Vantagens que Patrícia Santos percebe no seu dia a dia utilizando o sistema.

“Temos um sistema fiscal que está preparado para integração com outras áreas, como a de Logística e Comercial. Conseguimos controlar exatamente o que temos no estoque, em trânsito, em cada armazém e no terminal diariamente. E isso com uma operação enxuta, com controle, sem perder prazo das notas para fins de exportação”, adiciona a Controller da Marubeni.

Também foi destacada a vantagem do EME4 ser um software brasileiro, podendo atender diretamente as particularidades tributárias e fiscais do Brasil, sem a necessidade de grandes adaptações pelas quais precisa passar um software importado, que ainda pode sofrer variações cambiais em sua manutenção mensal, depende de contratos e não dispõe de agilidade no atendimento e soluções imediatas junto aos programadores.

Estamos muito contentes em acelerar os negócios da Marubeni com nossa tecnologia. Com uma grande importância no mercado global de grãos, a automação que o EME4 proporcionou é essencial para transformar o negócio e criar uma vantagem competitiva”, declara Márcio Gonçalves, CEO da Datainfo. “Já somos uma empresa reconhecida pelo outsourcing de serviços em tecnologia e no apoio à transformação digital dos negócios. Queremos que o mercado tenha esse mesmo olhar aos produtos que compõem nosso portfólio”.

 

https://www.datainfo.inf.br/i-erp-eme4/

 

About Marubeni

Marubeni Grãos Brasil is the commercial arm of the Marubeni Group in Brazil , where it has been operating since 2011 in the origination of soy and corn in the domestic market.

The main function is to acquire grains from producers, cooperatives and traders in order to export to the main consumer destinations of Brazilian grains, especially China, Japan and other Asian countries, major customers of Brazilian soybeans and corn.

 

32 / 73