O que o RPA pode fazer para seu negócio?

Como podemos incluir RPA e melhorar os negócios?

Essa é a pergunta crucial, e para responder essa questão nosso especialista, o Arquiteto de Inovação do LABs da Datainfo, José Hélio Westarb Júnior, explica como podemos incluir RPA e promover mudanças de impacto aos negócios.

Nos últimos anos pensar em estratégias que agilizem os processos nas empresas se tornou um item indispensável para qualquer negócio. A cada dia que passa o capital humano precisa focar na tomada de decisões, planejamento e melhoria dos processos, deixando as tarefas e estruturas baseadas em regras mais automatizadas. Assim, é possível obter eficiência e maior rapidez com o menor número de falhas.

“O principal motivo de incluir RPA é aproveitar o capital humano pensante para tarefas de negócio, processos complexos e decisões, e os processos repetitivos possam ser automatizados.”

Há uma falsa impressão que os robôs (automação via RPA) viriam para substituir o trabalho das pessoas, pelo contrário, o foco é justamente concentrar a força pensante em atividades de melhoria dos processos. Sendo que a taxa de risco dos programas RPA aplicados é muito reduzida, pois se baseiam no mapeamento dos fluxos de trabalho já em funcionamento, interferindo apenas nas operações repetitivas e monótonas.

Mas afinal, qual é o poder do RPA e o que ele pode ajudar o meu negócio?

Vamos lá, para podermos entender o alcance desta tecnologia, antes precisamos entender o que ela é e o que ela não é, assim tornamos mais fácil a compreensão da real aplicabilidade em nossas necessidades.

RPA não é um robô físico.

Parece óbvio para nós, mas ainda se confunde RPA com inteligência artificial ou robôs físicos repetindo o processo de interface homem-máquina, pelo contrário, ele nada mais é do que um software ou conjunto de scripts que tem o processo mapeado e realiza a sua execução via agendamento ou por acionamento.

Beleza, entendemos o que ele é, e o que ele não é (precisamente), então o que o RPA pode fazer para seu negócio?

A questão pode ser respondida de várias maneiras, vamos tentar sintetizá-las com alguns exemplos:

  • Automatizar input de informações em sistemas.
  • Conectar APIs e realizar a ligação entre diferentes sistemas.
  • Realizar cálculos e geração de relatórios automatizados.
  • Extração e “raspagem de dados” da internet.
  • Extrair dados estruturados e não estruturados de várias fontes de dados.
  • Realizar atendimentos automáticos de chamados (repetitivos com soluções definidas em processos).
  • Mover, criar arquivos e pastas de servidores.
  • Realizar pesquisas automáticas em diversos sistemas.
  • Realizar o mesmo comportamento da interface humano-sistema através de frameworks de testes.
  • Realização de testes com interface.
  • Envio de e-mails e etc…

Esses são alguns dos possíveis caminhos a se seguir com RPA.

Quais os benefícios mensuráveis ele pode trazer para o meu negócio?

Vale a pena frisar que não existe “bala de prata” em nenhuma tecnologia

O RPA não resolve todos os problemas da sua empresa, se o seu processo tem falhas e é “moroso” o RPA apenas vai reproduzir as falhas e a morosidade, ele não o reconstrói e não a melhora os processos, apenas o automatiza.

Para entender quando aplicar o conceito de robotização em seu dia-a-dia avalie o tempo que a sua empresa leva para realizar o mesmo processo e quanto tempo o robô vai levar para realizar a mesma tarefa. É necessário entender que nem todos os processos podem ser automatizados, focar energias em processos que sejam maduros, bem definidos e que não dependam de tantas intervenções humanas, como aprovações, análises mais específicas e decisões complexas.

O RPA está cada dia mais presente no dia-a-dia dos processos de backoffice das organizações

A aplicação e o uso do RPA devem ser devidamente pensada e pontuadas de forma que ele possa trazer benefícios e consiga participar da melhoria contínua do negócio, como suporte e apoio ao trabalho da equipe da empresa.

Saia do manual e inicie a transformação digital, a Datainfo tem o conhecimento e a experiência de mais de 15 anos na área de serviços de TI. Conheça o que o RPA pode fazer para a sua empresa, fale com um dos nossos consultores nesse link.

8 / 124
Privacy Overview
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

3rd Party Cookies

This website uses Google Analytics to collect anonymous information such as the number of visitors to the site, and the most popular pages.

Keeping this cookie enabled helps us to improve our website.