O i-ERP EME4 é a solução perfeita para aprimorar a logística reversa
Muitas vezes um consumidor precisa devolver um produto ao fabricante ou à loja. Seja por não estar contente com a mercadoria ou por ser regulamento ambiental. Este processo é chamado de Logística reversa.
É um processo que precisa de um acompanhamento, visto que se desenvolve em várias etapas; envolve frete, recebimento da mercadoria, conferência. E geralmente, o consumidor recebe um código de postagem para a devolução.
Para facilitar este processo e acompanhá-lo com em tempo real, você pode obter a ajuda de um sistema de gestão i-ERP EME4. Este unifica os processos e torna mais fácil o trabalho do empreendedor. Os benefícios se iniciam no cadastro dos produtos e vão até as integrações logísticas.
i-ERP EME4 para integrações logísticas
Dentre os softwares que auxiliam nesse processo de logística reversa, o i-ERP EME4 pode ajudar na organização de cada departamento e fazer uma integração com outros sistemas. Com ele, também se torna mais fácil controlar o fluxo de informação. Dessa forma, os gestores podem tomar melhores decisões.
Estes softwares também permitem que o consumidor acompanhe o status da mercadoria. E também podem reduzir o número de perdas de mercadorias relacionadas a devoluções, reduzir custos com descarte e cuidado com o meio ambiente. Também aumenta a eficiência, torna a comunicação mais rápida, além de outras vantagens.
Logística reversa no comércio
De acordo com uma pesquisa da Ebit|Nielsen, quase 30% das compras online são devolvidas ou trocadas. E a logística reversa é uma parte importante para a Jornada da compra do consumidor. Por isso, é importante não que seja uma experiência satisfatória para o cliente. No Código de Defesa do Consumidor ainda consta que, para compras online, o consumidor pode solicitar a devolução ou a troca do produto em até sete dias após a compra.
Logística reversa no comércio e a política ambiental
A logística reversa também pode ser aplicada ao descarte ecologicamente correto de inservíveis. Com este processo, é possível minimizar perdas relacionadas a devoluções, aumentar a eficiência desses processos e, ao mesmo tempo, reduzir custos com o descarte e ainda cuidar do meio ambiente.
Entre os benefícios, estão a sustentabilidade, a redução do impacto ambiental, a maior satisfação de clientes, a reutilização de materiais e novas possibilidades de criação de produtos. Isto resulta em redução de custos e aumento do lucro.
Muitas empresas precisam aplicar a logística reversa devido a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Um case de sucesso na logística reversa
Um exemplo de adoção de i-EPR para logística reversa é o das Indústrias Tudor, fundada em 1993 por um grupo de empresários, com objetivo de fabricar baterias de carros.
A Tudor possui um canal de comercialização com mais 40 centros de distribuição no Brasil e 20 centros de distribuição internacional na América do Sul, Caribe, África e Europa. Ao todo são mais de 10.000 revendedores autorizados. E exatamente por ter porte maior precisava de sistema que auxiliasse nas operações.
As Indústrias Tudor e sua rede de distribuidores atacadistas atendem a resolução CONAMA 401/08, que orienta o tratamento adequado no manuseio, estocagem, coleta, transporte e reciclagem das sucatas de baterias.
Para a gestão dos processos empresariais e de logística reversa dos inservíveis, a Indústria Tudor possui o i-ERP EME4 da Datainfo. E para a gestão integrada, assim como o controle efetivo do processo de logística reversa, utilizam a solução EME4 Rocket. Este auxilia o gerenciamento das entradas e saídas em cada ponto. O objetivo é garantir a rastreabilidade.
Entre os benefícios dos sistemas, estão a integração fabricante e suas distribuidoras, controle da sucata para informação real do peso de devolução, entrada e saída de baterias novas e sucatas, entre outras vantagens
Sobre a EME4
A EME4 atua com softwares de gestão empresarial para empresas de pequeno, médio e grande porte. O i-ERP EME4 da Datainfo atende prontamente as necessidades de empresas de diversos segmentos do mercado, propiciando agilidade nos processos administrativos e informações completas para o planejamento sustentável do negócio.