Automação RPA: transformando rotinas financeiras com eficiência e inovação
No cenário atual, marcado pela complexidade da equação entre projetos e operações, a transformação digital é crucial para manter a competitividade empresarial. A pandemia exacerbou o desafio de equilibrar projetos inovadores com as operações diárias e a inovação é cada vez mais crucial na área da Tecnologia.
Como especialista em transformação digital, a Datainfo tem uma série de soluções estratégicas para as empresas e hoje queremos abordar dois temas específicos: a Automação Robótica de Processos (RPA) e sua contribuição para transformar as rotinas financeiras e o serviço de Outsourcing.
Aprimorando rotinas financeiras
Os protocolos financeiros tradicionais envolvem uma série de tarefas manuais, desde a entrada de dados até a reconciliação de contas. Isso não apenas aumenta o risco de erros, mas também consome um tempo valioso que poderia ser direcionado para análises estratégicas e tomada de decisões. Além disso, a conformidade regulatória e as constantes mudanças nas normas contábeis adicionam outras camadas de complexidade.
Diante desses desafios, a necessidade de otimização desses processos é primordial para empresas que querem estar à frente do desenvolvimento, em qualquer segmento de mercado. A implementação da automação RPA oferece uma solução eficaz, permitindo que as organizações realizem suas tarefas financeiras de maneira mais eficiente e com maior precisão.
O exemplo da Marubeni Grãos Brasil
No agronegócio, muitas vezes, associamos inovações tecnológicas a máquinas agrícolas autônomas, drones e manipulação genética. No entanto, a gestão eficiente da informação desempenha um papel crucial. Softwares de gestão empresarial, como ERP, CRM, BI e BPM, oferecem soluções eficazes para melhorar processos, controle de estoque e produtividade.
A Marubeni Grãos Brasil, importante player brasileiro na exportação de soja, é um exemplo emblemático da eficácia da automação RPA. Ao adotar o i-ERP EME4 da Datainfo, a empresa revolucionou seus processos internos de exportação de grãos. Automatizando desde o recebimento dos grãos até a emissão da Declaração Única de Exportação (DU-E), a Marubeni experimentou uma redução significativa no tempo de emissão de notas fiscais, alcançando maior eficiência e controle fiscal.
Os resultados alcançados pela Marubeni com o i-ERP EME4 são significativos. O controle fiscal, contábil e de estoque foi totalmente automatizado, proporcionando uma emissão de notas fiscais mais rápida e eficiente. O processo, que antes levava 30 minutos para cada nota fiscal, agora é concluído em um tempo significativamente menor. Isso não apenas impulsionou a eficiência operacional, mas permitiu que a equipe tributária operasse com a mesma eficácia, mesmo diante do crescimento em volume e fluxo logístico.
Diferenciais do i-ERP EME4
O i-ERP EME4 não é apenas um software de gestão, mas uma solução completa que conecta todas as áreas e rotinas empresariais. Com módulos personalizáveis para diferentes setores, como contabilidade, vendas, CRM, fiscal, financeiro e gestão de RH, o sistema se adapta às necessidades específicas de cada cliente. A flexibilidade é um dos pontos fortes, permitindo ajustes precisos para atender às demandas específicas do agronegócio.
Além disso, i-ERP EME4 é um software brasileiro, podendo atender diretamente as particularidades tributárias e fiscais do Brasil, sem a necessidade de grandes adaptações pelas quais precisa passar um software importado, que ainda pode sofrer variações cambiais em sua manutenção mensal, depende de contratos e não dispõe de agilidade no atendimento e soluções imediatas junto aos programadores.
Os desafios na área de TI
A pandemia exacerbou o desafio de equilibrar projetos inovadores – como a Automação RPA – com as operações diárias na área de TI. Contratar novos funcionários para projetos urgentes muitas vezes não é viável, e é aí que os serviços de Outsourcing entram em cena.
O Outsourcing é uma prática empresarial em que uma organização contrata serviços, funções ou tarefas de outra empresa especializada, em vez de realizar essas atividades internamente. Pela praticidade na otimização dos serviços, é largamente utilizado em diversas áreas, como tecnologia da informação, processamento de dados, atendimento ao cliente, recursos humanos, contabilidade e outras funções específicas.
Vantagens de adotar a contratação Outsourcing:
- Contratação rápida para projetos urgentes, otimizando o processo de seleção de novos colaboradores;
- Aumento das chances de sucesso;
- Alinhamento à estratégia do negócio;
- Eficiência operacional e redução/otimização de custos;
- Foco na entrega do produto no momento adequado;
- Compromisso com a qualidade na entrega de serviços;
- Gestão da satisfação de usuários e clientes;
- Minimização de perdas operacionais;
- Gestão de riscos;
- Adaptação rápida ao ambiente do cliente;
O que saber na hora de terceirizar serviços de tecnologia?
Diante de todas as vantagens do serviço de Outsourcing, é preciso levar em conta alguns pontos importantes na hora de contratar uma empresa prestadora desse tipo de serviço. Em primeiro lugar, é importante que a empresa tenha estrutura e experiência. Também é fundamental que o prestador de serviço se adeque rapidamente ao ambiente do cliente, para que ele tenha a menor curva de aprendizado possível.
Outra questão importante é a expertise da empresa, ou seja, possuir profissionais e processos certificados, atestados de capacidade técnica e estrutura para atendimento das demandas.