Automação RPA: transformando rotinas financeiras com eficiência e inovação

No cenário atual, marcado pela complexidade da equação entre projetos e operações, a transformação digital é crucial para manter a competitividade empresarial. A pandemia exacerbou o desafio de equilibrar projetos inovadores com as operações diárias e a inovação é cada vez mais crucial na área da Tecnologia.

 

 

Como especialista em transformação digital, a Datainfo tem uma série de soluções estratégicas para as empresas e hoje queremos abordar dois temas específicos: a Automação Robótica de Processos (RPA) e sua contribuição para transformar as rotinas financeiras e o serviço de Outsourcing.

Aprimorando rotinas financeiras

Os protocolos financeiros tradicionais envolvem uma série de tarefas manuais, desde a entrada de dados até a reconciliação de contas. Isso não apenas aumenta o risco de erros, mas também consome um tempo valioso que poderia ser direcionado para análises estratégicas e tomada de decisões. Além disso, a conformidade regulatória e as constantes mudanças nas normas contábeis adicionam outras camadas de complexidade.

Diante desses desafios, a necessidade de otimização desses processos é primordial para empresas que querem estar à frente do desenvolvimento, em qualquer segmento de mercado. A implementação da automação RPA oferece uma solução eficaz, permitindo que as organizações realizem suas tarefas financeiras de maneira mais eficiente e com maior precisão.

O exemplo da Marubeni Grãos Brasil

No agronegócio, muitas vezes, associamos inovações tecnológicas a máquinas agrícolas autônomas, drones e manipulação genética. No entanto, a gestão eficiente da informação desempenha um papel crucial. Softwares de gestão empresarial, como ERP, CRM, BI e BPM, oferecem soluções eficazes para melhorar processos, controle de estoque e produtividade.

A Marubeni Grãos Brasil, importante player brasileiro na exportação de soja, é um exemplo emblemático da eficácia da automação RPA. Ao adotar o i-ERP EME4 da Datainfo, a empresa revolucionou seus processos internos de exportação de grãos. Automatizando desde o recebimento dos grãos até a emissão da Declaração Única de Exportação (DU-E), a Marubeni experimentou uma redução significativa no tempo de emissão de notas fiscais, alcançando maior eficiência e controle fiscal.

Os resultados alcançados pela Marubeni com o i-ERP EME4 são significativos. O controle fiscal, contábil e de estoque foi totalmente automatizado, proporcionando uma emissão de notas fiscais mais rápida e eficiente. O processo, que antes levava 30 minutos para cada nota fiscal, agora é concluído em um tempo significativamente menor. Isso não apenas impulsionou a eficiência operacional, mas permitiu que a equipe tributária operasse com a mesma eficácia, mesmo diante do crescimento em volume e fluxo logístico.

Diferenciais do i-ERP EME4

O i-ERP EME4 não é apenas um software de gestão, mas uma solução completa que conecta todas as áreas e rotinas empresariais. Com módulos personalizáveis para diferentes setores, como contabilidade, vendas, CRM, fiscal, financeiro e gestão de RH, o sistema se adapta às necessidades específicas de cada cliente. A flexibilidade é um dos pontos fortes, permitindo ajustes precisos para atender às demandas específicas do agronegócio.

Além disso, i-ERP EME4 é um software brasileiro, podendo atender diretamente as particularidades tributárias e fiscais do Brasil, sem a necessidade de grandes adaptações pelas quais precisa passar um software importado, que ainda pode sofrer variações cambiais em sua manutenção mensal, depende de contratos e não dispõe de agilidade no atendimento e soluções imediatas junto aos programadores.

Os desafios na área de TI

A pandemia exacerbou o desafio de equilibrar projetos inovadores – como a Automação RPA – com as operações diárias na área de TI. Contratar novos funcionários para projetos urgentes muitas vezes não é viável, e é aí que os serviços de Outsourcing entram em cena.

O Outsourcing é uma prática empresarial em que uma organização contrata serviços, funções ou tarefas de outra empresa especializada, em vez de realizar essas atividades internamente. Pela praticidade na otimização dos serviços, é largamente utilizado em diversas áreas, como tecnologia da informação, processamento de dados, atendimento ao cliente, recursos humanos, contabilidade e outras funções específicas.

Vantagens de adotar a contratação Outsourcing:

  • Contratação rápida para projetos urgentes, otimizando o processo de seleção de novos colaboradores;
  • Aumento das chances de sucesso;
  • Alinhamento à estratégia do negócio;
  • Eficiência operacional e redução/otimização de custos;
  • Foco na entrega do produto no momento adequado;
  • Compromisso com a qualidade na entrega de serviços;
  • Gestão da satisfação de usuários e clientes;
  • Minimização de perdas operacionais;
  • Gestão de riscos;
  • Adaptação rápida ao ambiente do cliente;

O que saber na hora de terceirizar serviços de tecnologia?

Diante de todas as vantagens do serviço de Outsourcing, é preciso levar em conta alguns pontos importantes na hora de contratar uma empresa prestadora desse tipo de serviço. Em primeiro lugar, é importante que a empresa tenha estrutura e experiência. Também é fundamental que o prestador de serviço se adeque rapidamente ao ambiente do cliente, para que ele tenha a menor curva de aprendizado possível.

Outra questão importante é a expertise da empresa, ou seja, possuir profissionais e processos certificados, atestados de capacidade técnica e estrutura para atendimento das demandas.

 

Entre em contato com o nosso time de especialistas e veja os diferenciais que o RPA leva ao seu projeto.

67 / 67