ERP automatiza funções e reduz erro humano
Estima-se que o mercado de Enterprise Resource Planning (ERP) exceda em mais de US$ 49,50 bilhões até 2027, segundo a Análise e Previsão da Indústria Global. Mas por que este mercado de ERP tem crescido tanto? Uma das respostas para esta pergunta é porque este sistema de gestão empresarial que tem como objetivo integrar e gerenciar todas as atividades de uma empresa em um único local. Com isso, facilita o fluxo de informações entre as diferentes áreas, e dessa forma aprimora a eficiência e produtividade do negócio.
Outras estatísticas demonstram a eficiência destes sistemas. Nos EUA, 53% das empresas acreditam que o ERP é um dos setores prioritários para investimentos. E em pesquisa da Deloitte, 95% dos gestores usam o ERP dentro das empresas para terem maior controle e eficiência nos processos.
Com um sistema de ERP, as empresas tendem a se tornar mais eficientes, produtivas e competitivas no mercado. Geralmente, estes softwares oferecem uma visão holística e em tempo real do andamento dos negócios. Isto é possível através da integração de todas as áreas, como finanças, contabilidade, recursos humanos, produção, vendas, logística, entre outras. Os ERP são compostos por vários módulos das mais diversas áreas.
Um outro ponto é que aumenta a eficiência dos funcionários, centraliza informações e evita a perda de documentos e informações. Uma empresa organizada garante um melhor atendimento aos clientes e aos próprios funcionários. Uma pesquisa citada no site Havard Business Review aponta que os profissionais que trabalham com informação perdem até duas horas por semana ao procurar por documentos digitais.
Vantagens do ERP
Existem várias vantagens para a adoção de ERP. Entre elas, está a redução de falhas, fruto da integração dos departamentos e da diminuição de erros humanos. O ERP faz a automatização dos processos, permitindo que os funcionários possam desempenhar funções mais estratégicas e utilizem de forma mais inteligente os recursos da empresa. E como consequência, há a redução de custos operacionais, como o tempo de espera para aprovações e retrabalho.
Existem pesquisas que comprovam que o funcionário perde um tempo significativo com o retrabalho. Um exemplo é uma pesquisa realizada pela consultoria em gestão Gartner que aponta que a automação de processos, como o uso de bots, pode economizar até 30% do tempo de um funcionário de um departamento de contabilidade. Essa porcentagem é o que é gasto com retrabalho, que poderia ter sido evitado. E uma reportagem da Forbes americana traz o cálculo de quantas horas de trabalho podem ser economizadas por dia. Na pesquisa citada pela publicação americana, 53% dos funcionários entrevistados afirmaram que podem economizar até 2 horas de trabalho por dia por meio da automação de processos, e 78% dos gestores declaram que a automação pode liberar até 3 horas diárias de trabalho.
E outra vantagem é facilitar o trabalho de gestores, seja por um melhor controle de fluxo de trabalho, fornecimento de indicadores e visão holística da empresa. Os indicadores permitem uma comparação com o que foi planejado e o que foi realizado, assim é possível fazer os ajustes necessários. As tomadas de decisões passam a ser mais estratégicas e baseadas em dados.
Outras vantagens são:
- Economia de recursos.
- Gestão mais eficiente e maior produtividade em alta performance.
- Maior segurança e controle das informações.
- Otimização de processos burocráticos
- Controle de estoque e redução de tempo e custos.
- Maior controle de prazos e processos.
O que é o i-ERP?
A Datainfo também desenvolve um sistema de ERP, o EME4, que reúne todas as qualidades acima, agregadas com outras funcionalidades. E por ser uma evolução do antigo sistema, é chamado de i-ERP. A letra “i” é de inteligência. O software EME4 reúne os conceitos de inteligência artificial e processos automatizados (RPA – Robotic Process Automation), com o objetivo de facilitar a gestão de empresas.
O sistema conta com um chatbot, que torna o atendimento disponível 24 horas por dia durante os sete dias da semana. Neste processo, a assistente virtual Lia simula um atendimento humano.
Outro destaque é o Data Digital, um programa inteligente. Ele pode localizar informações dentro de um documento digitalizado, extraí-las e inseri-las dentro do ERP. Ao receber um boleto bancário, por exemplo, o Data Digital identifica os dados e os cadastra dentro do módulo financeiro.
Com módulos específicos e integrados, o i-ERP traz ferramentas voltadas a todos os setores, seja ele agronegócio, indústria, comércio, logística, etc. E por meio da inteligência de gestão e usabilidade aprimoradas, o sistema permite que todas as áreas se relacionem e interajam entre si. Essa configuração foi desenvolvida para atender todas as demandas atuais, com velocidade e abrangência imprescindíveis.
É um i-ERP robusto para pequenas, médias e grandes empresas, com soluções completas. Também torna possível o acesso remoto o ERP permite o acesso remoto às informações da empresa a qualquer momento e de qualquer lugar, por meio de dispositivos móveis e computadores conectados à internet.