Sistemas de gestão trazem vantagens no controle da produção para fábricas

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de um sobre ERP, um sistema de gestão empresarial que tem como objetivo integrar e gerenciar todas as atividades de uma empresa em um único sistema. Mas este sistema não é desenvolvido exclusivamente para empresas. Com módulos específicos e integrados, o ERP traz ferramentas voltadas a todos os setores, sejam ele agronegócio, indústria, comércio, logística, etc. Isso tudo é possível por meio da inteligência de gestão e usabilidade deste sistema aprimoradas, que permitem que todas as áreas se relacionem e interajam entre si.

Este sistema auxilia os mais diversos negócios a serem mais eficientes, produtivas e competitivas, ao automatizar processos. Em um ambiente de fábrica, existem vários benefícios que podem ser alcançados através de um sistema ERP, que incluem melhor gerenciamento de estoque, aprimoramento do planejamento, previsão e da programação da produção, entre outros. Aqui na Datainfo utilizamos o nome i-ERP.

Quais são as vantagens da aplicação em uma fábrica ou indústria?

Existem várias vantagens em se apostar em um sistema ERP em uma fábrica, como a redução de custos e desperdícios, além de melhorar a gestão de recursos. Os funcionários podem se dedicar a tarefas mais estratégicas, possibilitando um uso mais inteligente dos recursos da empresa.

É possível que um sistema de gestão contribua para reduzir os custos ao permitir um melhor controle de estoque e produção. Com ele, evita-se a compra de suprimentos em excesso, pode-se antecipar pedidos de matérias-primas que estão se esgotando, evitando que a produção pare por falta de algum item em estoque. A produtividade aumenta, se reduz o tempo de inatividade e o tempo de ciclo.

Ao fornecer dados e análises em tempo real, o software ainda pode ajudar na tomada de decisões e na solução de problemas. Se torna mais fácil programar a produção e o gestor calcular o giro de mercadorias. É possível, por exemplo, direcionar a produção para itens que estão em alta no mercado. Permite que as fábricas flexibilizem a produção e se adaptem às mudanças nas demandas de clientes. Um outro ponto alto é a padronização de processos e integrar todos setores e atividades.

Os gestores ganham mais agilidade nas decisões. Eles podem obter, via sistema, informações sobre todas as áreas da fábrica e dados para tomadas de decisões. Os gestores da fábrica podem ter uma visão geral de todas as operações e processos da empresa. Isso ajuda a identificar gargalos e oportunidades de melhoria.

i-Factory é a evolução do ERP para indústria

A Datainfo tem desenvolvido uma solução para conectar as áreas e rotinas das fábricas. O i-Factory é a evolução do EME4 Manufatura. A solução via web é um recurso com módulos de Planejamento, Gestão de Materiais, Sequenciamento e Alocação. O principal objetivo é conectar a produção à gestão.

“A Datainfo está em constante sintonia com as evoluções do mercado e aplica seus diferenciais nesse cenário em evolução. A Indústria 4.0 já é uma realidade e o EME4 i-Factory apresenta um novo conceito para o segmento, oferecendo uma solução que atende plenamente às necessidades da indústria e incorporando, assim, um i-ERP completo para a indústria inteligente”, explica  Marcos Moraes, vice-presidente de Mercado Privado da Datainfo.

Recentemente, o i-Factory foi um dos destaques da Datainfo no ERP Summit,  realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. É o maior evento anual sobre Software e Gestão de Empresas da América Latina e foi a oportunidade perfeita de apresentar ao mercado essa solução completa voltada às necessidades da gestão de negócios em uma indústria inteligente. E o software também se encaixava perfeitamente no tema sugerido para 2023: “O software como pilar da vantagem competitiva empresarial”.

O i-Factory é a integração do ERP EME4 com a implantação MRP I, envolve conceitos de Advanced Planning and Scheduling (APS), Manufacturing Execution Systems (MES) e Indústria Inteligente.

Mas o que seria a Indústria Inteligente? Este termo é utilizado quando se emprega tecnologias avançadas de automação, como robótica, inteligência artificial e Internet das coisas (IoT) para otimizar e melhorar o processo de produção. É uma abordagem holística para a transformação digital da indústria. O foco é conectar máquinas, sistemas e pessoas para criar uma rede inteligente e integrada. Isso permite que as empresas tomem decisões baseadas em dados em tempo real, aumentem a eficiência, reduzam custos e melhorem a qualidade do produto. É realizado o  monitoramento em tempo real da linha de produção.

Já o  Advanced Planning and Scheduling (APS) utiliza sistemas para programação e planejamento avançado, com objetivo de melhorar a eficiência da produção e reduzir custos. Para isso, leva em consideração diversos fatores, como tempo e capacidade de produção, disponibilidade de matérias-primas, demanda do mercado, entre outros.

As técnicas de APS incluem previsão de demanda, gerenciamento de recursos, planejamento e programação de produção. Essas técnicas são aplicadas em um período de tempo que pode variar de dias a meses, dependendo do setor e do tipo de produto.

E o Manufacturing Execution Systems (MES), são sistemas de software utilizados para gerenciar e monitorar a produção de bens e materiais em uma fábrica ou planta industrial.

Diferenciais do EME4 i-Factory

Veja alguns diferenciais do i-Factory em relação a outros softwares do mercado:

  • O escopo em desenvolvimento atende diferentes cenários de manufatura, como produção discreta (montagem), contínua (indústria de transformação ou medicamentos) ou repetitiva (poucos produtos em muita reprodução).
  • Engenharia detalhada com versionamento e opções de roteiros, rastreabilidade e listas de materiais.
  • Parametrização detalhada para consistir baixas e movimentos de apontamento em diferentes realidades de trabalho.
  • Torna possível rastrear não apenas lotes e números de série, como também cadastros, processos, materiais e qualidade.
  • Possibilita a documentação de forma detalhada de Ordem de Produção e movimentos de apontamento.
  • Pode ser integrado com módulos existentes de Custos e Qualidade.

O i-Factory é a fusão do melhor em conceito de software para criar uma solução completa e que atenda a todas as necessidades dos gestores. É perfeito  para ajudar a transformar a maneira como as indústrias operam, tornando-as mais inteligentes, ágeis e eficientes de ponta a ponta.

Consulte o nosso time de especialistas e leve os diferenciais do i-Factory ao seu projeto

60 / 72

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0